Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Samiapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-24T01:38:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56840pt_BR
dc.description.abstractA literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleA interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000861364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples