Repositório Digital

A- A A+

Avaliação ergonômica de uma equipe de emergência em situações simuladas

.

Avaliação ergonômica de uma equipe de emergência em situações simuladas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação ergonômica de uma equipe de emergência em situações simuladas
Autor Lazaroto, Doris Medianeira
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Ergonomia
Serviço hospitalar de emergência
Trabalho
Resumo Este trabalho estuda os fatores que envolvem o atendimento de equipes de emergência no tratamento de acidentes de trabalho, em ambiente propenso a catástrofes industriais. tem como objetivo contribuir para a melhoria do entendimento sobre a forma de funcionamento de uma equipe de socorristas em uma situação de emergência. Além disso, visa colaborar para a compreensão de situações existentes neste contexto baseadas em trabalhos de equipe, avaliando o envolvimento coletivo de uma equipe de socorristas:verificando qual o papel do líder da equipe e como se dão as relações entre este e o restante da equipe; identificando quais são as principais disfunções que impedem o bom desnvolvimento das ações de socorro e avaliando os mecanismos de regulação com relação às situações de trabalho e dos meios de comunicação. Percebe-se que é possível para uma equipe de socorristas a utilização de uma metodologia baseada no PHTLS para o atendimento pré-hospitalar em situações de catástrofe industrial, demonstrando que o exercício prático se sobrepõe à teoria para a melhora do desempenho, e que aspectos relacionados à liderança e à comunicação, deveriam ser acrescidos a esses programas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5695
Arquivos Descrição Formato
000473961.pdf (842.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.