Repositório Digital

A- A A+

Síndrome de Burnout entre trabalhadores de um hospital geral

.

Síndrome de Burnout entre trabalhadores de um hospital geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Síndrome de Burnout entre trabalhadores de um hospital geral
Autor Noro, Niura Terezinha Tondolo
Orientador Jacques, Maria da Graca Correa
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Ergonomia
Hospitais
Síndrome de Burnout
Resumo A ergonomia investiga o desempenho humano em atividades profissionais e se preocupa, entre outros aspectos, com as conseqüências do trabalho como a fadiga e o estresse. Nos estudos sobre estresse foi introduzido o conceito de Burnot como uma síndrome associada a profissões com contato direto com outras pessoas, especialmente em profissionais da área da saúde. Neste estudo, investiga-se se há diferença significativa entre os índices de Burnot( considerando-se seus três componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal no trabalho) em trabalhadores que tem contato direto ou não com pacientes. A partir de um novo estudo de caso realizado em um hospital geral da Grande Porto Allegre, não se constatou diferença significativa nestes índices. Conclui-se, em acordo com os achados de Laurtert (1997b) que o trabalho no espaço hospitalar independe da atividade realizada que implique contato direto ou não com os pacientes; e que, mais importante do que a atividade realizada, outros fatores se apresentam relevantes como turno, setor de trabalho e tempo de profissão na área da saúde para a ocorrências de diferenças significativas nos índices de Burnout.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5788
Arquivos Descrição Formato
000475647.pdf (281.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.