Navegação Informática na Educação por Autor "Basso, Marcus Vinicius de Azevedo"
Resultados 1-18 de 18
-
Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
Backendorf, Viviane Raquel (2020) [Tese]O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como ... -
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
Fioreze, Leandra Anversa (2010) [Tese]Nesta tese, foi desenvolvida uma investigação, utilizando, principalmente, atividades digitais relacionadas com a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A base para analisar as construções conceituais dos alunos ... -
Cadeias de Markov e modelagem matemática : da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais
Silva, Rodrigo Sychocki da (2015) [Tese]Esta tese procura apresentar as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. A partir de situações-problema e através de sequências de atividades, a proposta consistiu em desafiar os sujeitos ... -
Construção de funções em matemática com o uso de objetos de aprendizagem no ensino médio noturno
Togni, Ana Cecilia (2007) [Tese]Este estudo tem como foco o processo de aprendizagem que ocorre no desenvolvimento do currículo de matemática no ensino médio noturno, com suas dificuldades estruturais, físicas e humanas. Como os planos de estudo de cada ... -
A convergência entre a ubiquidade na educação e a gênese instrumental : a instrumentação e instrumentalização ubíqua
Valletta, Débora Vaga (2020) [Tese]Esta pesquisa investigou o processo de gênese instrumental dos professores em função da ubiquidade, para, em seguida, trabalhar no desenvolvimento profissional docente, por meio de uma sequência de atividades que contemplasse ... -
Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
Hedler, Larissa Weyh Monzon (2020) [Tese]Nesta pesquisa investigou-se possibilidades de impacto das tecnologias digitais, o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D, sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Médio. As tecnologias ... -
O desenvolvimento do raciocínio condicional a partir do uso de teste no squeak etoys
Morais, Anuar Daian de (2016) [Tese]A presente tese apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento do raciocínio condicional, considerado um componente chave do pensamento lógico-dedutivo, em crianças e adolescentes que participaram de uma experiência ... -
Espaço de aprendizagem digital da matemática : o aprender a aprender por cooperação
Bona, Aline Silva de (2012) [Tese]Esta pesquisa tem como questão central analisar e compreender o processo de aprendizagem cooperativa dos conceitos de Matemática no espaço de aprendizagem digital. Define-se espaço de aprendizagem digital no contexto da ... -
Geometria dinâmica e gênese instrumental : processo de abstração reflexionante
Medeiros, Margarete Farias (2020) [Tese]Na década de oitenta surgiram os ambientes de Geometria Dinâmica (GD) com a ideia de proporcionar a criação de construções geométricas estabelecidas por relações matemáticas. Com a disponibilização da GD iniciaram-se ... -
A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica
Rosa, Marlusa Benedetti da (2013) [Tese]O presente estudo se propôs a acompanhar o processo de implementação de uma proposta curricular que integra projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da Educação Básica e o uso das tecnologias digitais na ... -
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos
Silva, Juliano Tonezer da (2008) [Tese]Indicadores educacionais vêm desvelando ao longo do tempo o grave problema social que se tornou a aprendizagem nas Escolas Públicas e Privadas do Brasil. Em paralelo, essas escolas também vêm sendo desequilibradas pelas ... -
Modalidade 1:1 : tecnologia individual possibilitando redes de fluência digital
Hoffmann, Daniela Stevanin (2011) [Tese]Alunos, professores, gestores, pesquisadores universitários, objetos tecnológicos, arquivos, registros, habilidades, ... são os nós que compõem a grande rede tecida na experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno ... -
Pensamento combinatório e objetos digitais de aprendizagem : estudo construtivista nos anos iniciais
Martin, Elisa Friedrich (2020) [Tese]A presente pesquisa busca compreender o desenvolvimento do pensamento combinatório em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, mostrou-se necessário conceber e desenvolver um Objeto Digital de Aprendizagem ... -
Pensamento computacional para professores de matemática : pensar-com abstrações reflexionantes
Rocha, Kátia Coelho da (2023) [Tese]A definição de Pensamento Computacional é um conceito em construção. Diversos autores definem o conceito sob diferentes perspectivas, o que resulta em práticas mais voltadas à programação, à resolução de problemas, ou ... -
O processo da construção do conceito matemático de limite pelo aprendiz com utilização de objetos digitais
Lira, Antonio da Fonseca de (2008) [Tese]O conceito de limite é a base para qualquer aluno de um curso superior que faça a disciplina de cálculo, portanto deveria haver uma ênfase especial na sua aprendizagem por parte de professores e alunos. Na sala de aula a ... -
Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química
Ferreira, Andre Luis Andrejew (2010) [Tese]O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e função que serão aplicados na disciplina de Física-Química I do Curso de Química da UFPel. Para isso foram usados como fundamentação ... -
Projetos de aprendizagem na cultura digital : modelo de intervenção e aprendizagem de matemática
Mattos, Eduardo Britto Velho de (2017) [Tese]A presente investigação tem como ponto de partida o constante desafio e desejo do professor de matemática em construir estratégias que sejam promotoras de aprendizagens de matemática na escola básica. Com essa preocupação, ... -
O uso de dispositivos móveis e tecnologia touchscreen em atividades de geometria
Meier, Melissa (2017) [Tese]O presente trabalho buscou investigar as contribuições da utilização de tecnologias touchscreen para o desenvolvimento do pensamento matemático. Mais especificamente, propôs uma investigação de singularidades no desenvolvimento ...