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Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto

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Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto

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Título Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
Autor De Toni, Deonir
Orientador Schuler, Maria
Data 2005
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Comunicação estratégica
Imagem de produto
Marketing
Produto
Resumo As imagens, enquanto um conjunto de representações, impressões e convicções que são armazenados de forma holística na memória, são capazes de influenciar e de direcionar o comportamento das pessoas. Ter acesso à imagem que determinado público desenvolve sobre um produto específico, através de um instrumento de fácil aplicação, é uma das ambições dos pesquisadores de Marketing. A presente pesquisa propõe, com esta finalidade, a Técnica de Configuração da Imagem de Produto (TCIP), através dos produtos "vinho" e "telefone celular". Inicialmente, são identificados e organizados, dentro de suas categorias correspondentes, os principais atributos destes produtos, os quais formam a imagem dos produtos na mente dos respondentes; a seguir, os atributos identificados são associados às suas posições relativas, de acordo com a sua maior ou menor proximidade com o estímulo dito "indutor"; logo após, é feita a identificação da importância relativa dos atributos da imagem dos produtos testados; depois disto, são apresentados os subgrupos de atributos mais fortemente relacionados entre si; e então, se apresenta uma forma de visualização da configuração da imagem de produto através do Mapa da Configuração da Imagem de Produto (MCIP). Finalmente, foi testada a validade e a confiabilidade de cada procedimento adotado. A Técnica de Configuração de Imagem de Produto se mostrou, através da presente pesquisa, válida e confiável, se constituindo em uma ferramenta útil, simples e econômica para entender melhor as imagens de produto construídas por seu público-alvo. A partir destes resultados, esta passa a ser apresentada como uma importante ferramenta para o direcionamento estratégico das ações de comunicação de um produto. O que diferencia a TCIP das demais técnicas é a sua facilidade de aplicação
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/5919
Arquivos Descrição Formato
000477724.pdf (1.183Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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