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Em busca da cooperação piagetiana no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade de Goiás-GO

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Em busca da cooperação piagetiana no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade de Goiás-GO

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Título Em busca da cooperação piagetiana no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade de Goiás-GO
Autor Moraes, Vladimir Fleury
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Brasil
Educação continuada
Ensino à distância
Goiás (Estado)
Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiás
Professor
Programa Nacional de Informática na Educação
Realidade virtual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar as interações de professores em um curso de capacitação semi-presencial, com a utilização de um ambiente virtual. Este curso foi desenvolvido através de um convênio entre a Secretaria de Educação do Estado de Goiás e a PUC/SP. Com esse projeto, investigou-se como a vivência em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa pode auxiliar no desenvolvimento destes sujeitos para a busca do processo cooperativo nas trocas intelectuais. A fundamentação teórica deste estudo foi constituída referenciando os estudos de Jean Piaget, enfatizando-se, principalmente, os princípios da cooperação, apresentada como eixo conceitual. Neste projeto, fez-se o acompanhamento de um grupo de Professores Multiplicadores do NTE-Goiás. O e-ProInfo foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados registrados pelos sujeitos da pesquisa. Esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno da cooperação na formação de professores, refletindo na presença desse conceito no âmbito da prática docente desses sujeitos. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de questionários, além das intervenções desses sujeitos no ambiente virtual (fóruns, chats etc.) ao longo do processo de trabalho. As conclusões denotam uma concepção de aprendizagem colaborativa que indica caminhos para um processo qualitativamente superior que desemboca na cooperação. Destaca também o ambiente virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos, contribuindo para a construção do conhecimento.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/6028
Arquivos Descrição Formato
000523817.pdf (1.322Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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