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dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ivone Montenegropt_BR
dc.date.accessioned2012-10-26T01:36:57Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60397pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido em duas escolas infantis do município de Porto Alegre, onde crianças de 0 a 3 anos, que apresentaram sinais de risco psíquico para seu desenvolvimento, foram acompanhadas em estimulação precoce. Nesta pesquisa, buscou-se articular a detecção precoce na primeira infância, considerando o desenvolvimento sem dissociá-lo da constituição psíquica. Abordou a importância da formação com os educadores, através de conceitos psicanalíticos que auxiliam na compreensão deste momento. Destacou a importância dos primeiros anos de vida na constituição do sujeito, considerando a subjetividade, um aspecto central e organizador do desenvolvimento infantil. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, os pais e educadores tiveram seu espaço de escuta, o que auxiliou na detecção de sinais de risco, favorecendo a intervenção precoce. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa etnográfica, com investigação de campo e descritiva. A pesquisa demonstrou que é possível perceber indicadores que nos preocupam em relação ao desenvolvimento infantil, sendo a escola, além da família, um lugar de grande importância na história de vida das crianças e na detecção precoce de risco psíquico.pt_BR
dc.description.abstractThis study was conducted in two kindergarten schools in the city of Porto Alegre, where kids from 0-3 years of age, which showed psychic risk for their development, were followed in early stimulation. In this research, we sought to articulate the early detection on early childhood, considering the development without separating the psychic constitution. The study approached the importance of training teachers through psychic concepts that help in comprehending this phase. It stressed the importance of the first years of life in the constitution of the individual, considering the subjectivity, a central and organizing aspect of child development. Besides the work done with the kids, parents and educators had their communicating space, which helped in the detection of risk signs, favoring early intervention. The methodological approach of the research was ethnographic qualitative with field and descriptive investigation. The research showed that it is possible to perceive indicators that concern us in relation to child development, being the school, in addition to the family, a place of great importance in the story of life these children and in the early detection of psychic risk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEarly detectionen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPsychic constitutionen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectEarly stimulationen
dc.subjectKindergarten schoolen
dc.titleA estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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