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Metacompreensão da leitura : um estudo da competência e compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental

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Metacompreensão da leitura : um estudo da competência e compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental

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Título Metacompreensão da leitura : um estudo da competência e compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental
Autor Silva, Silas Ferraz da
Orientador Dorneles, Beatriz Vargas
Co-orientador Golbert, Clarissa Seligman
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ensino fundamental
Leitura
Metacognição
Professor
[en] Judgment of learning
[en] Metacomprehension strategies
[en] Reading
[en] Reading comprehension
Resumo Este trabalho objetivou verificar a relação entre a compreensão da leitura e alguns dos processos envolvidos no ato de ler, tais como: a competência de leitura, a fluência verbal, o uso de estratégias metacompreensivas e o monitoramento metacognitivo, assim como, uma entrevista clínica. Com um de método misto, os resultados das avaliações foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 38 alunos com idades entre 10 e 12 anos, matriculados no 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes foram divididos em dois grupos, adotando-se como critério de divisão a média do desempenho na compreensão leitora avaliada pelo teste de Cloze. Neste critério de divisão verificou-se que estes dois grupos, quantitativamente, foram homogêneos nos seus desempenhos. No entanto, qualitativamente, evidenciaram-se as particularidades de cada grupo. Assim, encontraram-se alunos competentes na leitura de palavras e com baixa compreensão leitora, sendo que os erros mais frequentes desses alunos, com baixa competência na leitura de palavras, se concentrou nas palavras pseudohomófonas. Na análise da relação entre a compreensão leitora e a fluência verbal evidenciou-se a presença de uma dupla dissociação, ou seja, alunos com alta fluência verbal e baixa compreensão leitora e alunos com baixa fluência verbal e alta compreensão leitora. Na relação entre o uso das estratégias metacompreensivas de leitura e a compreensão leitora, encontrou-se a ocorrência de quatro subgrupos. Estes subgrupos estavam formaram-se por alunos com alta compreensão na leitura e alto relato de uso de estratégias metacompreensivas; alunos com alta compreensão na leitura e baixo relato do uso de estratégias metacompreensivas; alunos com baixa compreensão da leitura e alto relato de uso de estratégias metacompreensivas e alunos com baixa compreensão da leitura e baixo relato do uso de estratégias metacompreensivas. Com relação ao uso das estratégias, as mais utilizadas, de acordo com o autorrelato, foram as de solução de problemas e as mais frequentes concentraram-se no momento durante a leitura. Os dados do julgamento metacognitivo mostraram-se mais precisos na pós-dição do que na predição. Na entrevista clínica, evidenciou-se que fatores como diferentes habilidades e características pessoais tiveram influência sobre o desempenho dos alunos. Portanto, os resultados evidenciam que o ato de ler envolve vários processos cognitivos, o que implica que muitos fatores podem interferir no desenvolvimento desta habilidade o que mostra a complexidade do processo ensino-aprendizagem.
Abstract This work aimed to verify the relationship between reading comprehension and some of the processes involved in the act of reading, such as reading competence, verbal fluency, use of reading comprehension strategies and metacognitive monitoring, as well as a clinical interview. With a mixed method, the evaluation results were analyzed quantitatively and qualitatively. The sample was composed of 38 students aged between 10 and 12 years enrolled in the 6th grade of elementary education at a private school in the metropolitan area of Porto Alegre. The participants were divided into two groups, adopting as criterion for dividing the average performance in reading comprehension measured by Cloze test. In this criterion verified that these two groups, quantitatively, were homogeneous in their performances. However, qualitatively, was possible to find the specificities. Thus, were found students competent in word reading and poor in reading comprehension and the most common errors of students with low competence in word reading focused on the pseudo words homophones. The analysis of reading comprehension and verbal fluency revealed the presence of a double dissociation, that is, students with high reading comprehension and low verbal fluency and students with low verbal fluency and high reading comprehension. Regarding to the use of reading metacomprehension strategies, we found the occurrence of four subgroups of students with high reading comprehension and higher reported use of metacomprehensives strategies; students with high reading comprehension and low reported use of metacomprehension strategies; students with low reading comprehension and higher reported use of metacomprehension strategies and students with low reading comprehension and low reported use of metacomprehension strategies. However, the strategies most commonly used, in accordance with the self-reported, were problem solving frequently focused upon while reading. The results of metacognitive judgments were more accurate in posdiction than in prediction. In the clinical interview, it became clear that different factors such as skills and personal characteristics influenced the performance of students. Therefore, the results suggest that the act of reading involves several cognitive processes, which implies that many can affect the development of this skill which shows the complexity of the teaching-learning process.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/60403
Arquivos Descrição Formato
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