Repositório Digital

A- A A+

A estrutura do canal de comercialização de maçãs e as relações estabelecidas entre seus players - o caso da região de Vacaria (RS)

.

A estrutura do canal de comercialização de maçãs e as relações estabelecidas entre seus players - o caso da região de Vacaria (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A estrutura do canal de comercialização de maçãs e as relações estabelecidas entre seus players - o caso da região de Vacaria (RS)
Autor Soares, Rodrigo Debus
Orientador Kliemann Neto, Francisco Jose
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agronegócio
Comercialização
Maçã
Vacaria (RS)
[en] Agribusiness
[en] Apple production
[en] Distribution channel
[en] Interorganizational configuration
Resumo Os aspectos que envolvem a discussão acerca da diminuição da fome e da miséria em todo o mundo passam pelo entendimento de como se comportam os produtores de alimentos e, por consequência, da sua manutenção no campo. Em se tratando de produtores de alimentos, o entendimento de como se estruturam os canais de distribuição se faz importante à compreensão de como se organiza o poder econômico nessas configurações inter-organizacionais e, por conseguinte, as consequências sociais daí depreendidas. Considerando a cultura da maçã dentre as mais importantes produções de frutas in natura do estado do Rio Grande do Sul e das mais consumidas no Brasil e no mundo, vislumbrar essa estrutura do canal de distribuição e o modo como está estruturado e composto mostrou-se o desafio a ser vencido na pesquisa realizada. Para tanto, o uso e aplicação de métodos de pesquisa que passam desde questionários até entrevistas não-estruturadas permitiu, a partir de uma concepção inicial da estrutura de um canal de comercialização genérico, buscar um desenho e o entendimento das relações entre os players do canal de distribuição da maçã produzida no município de Vacaria (maior produtor gaúcho de maçã e entre os maiores do Brasil). Os resultados indicaram que as relações entre os membros do canal são estabelecidas uma a uma e foram se fortalecendo ao longo dos anos para aqueles players que conseguiram manter-se no mercado. A substituição e renovação daqueles que não conseguiram se manter fortes economicamente aparentaram ser efetivos, como uma Lei de Seleção Natural desenvolvida por Charles Darwin. O divisor entre a manutenção e a extinção passa pelo o uso de tecnologias refrigeradas de transporte e armazenamento. O uso dessas tecnologias reconfiguraram o setor e representaram avanços significativos ao processo de crescimento e internacionalização da produção de maçã brasileira, especificamente de Vacaria. Finalmente, a característica dos grandes players existentes no canal o diferencia de outros canais de distribuição.
Abstract Aspects involved in the global discussion regarding hunger and extreme poverty reduction must be addressed using a framework that considers the behavior of food producers and consequently their conditions in the field. When dealing with such a sample, understanding the structure of distribution channels is mandatory for the comprehension of economic power´s organization in these interorganizational configurations and its inherent social outcomes. Considering the apple as one of the most relevant in natura cultures in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, as well as one with the highest levels of consumption in Brazil and in the world, analyzing its distribution channel structure and the way it is organized was the central challenge that was dealt with in this research. Hence, the use of methodology based on questionnaires and non-structured interviews allowed – through the use of generic distribution channel structures´ concept – to achieve a robust design and comprehension of relationships between agents of the apple´s distribution channel in the township of Vacaria (main apple producer in the State of Rio Grande do Sul and one of the most important nationwide). Results suggest that relationships between channel members are established on a one-by-one basis and were strengthened over time for those agents who were able to maintain their market position. Substitution and renewal were effective processes for those who did not manage to sustain economic performance – as in an analogy of the Theory of Natural Selection developed by Charles Darwin. The core determinant for market position preservation (or its loss) seems to be the use of refrigerated transport and storage. The use of such technologies reshapes this sector´s structure and represents significant advances in the growth and internationalization processes of Brazilian apple production, specifically for the case of Vacaria. Lastly, characteristics of large agents in this distribution channel pose some specificities when comparing to other channels and sectors.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/60490
Arquivos Descrição Formato
000855881.pdf (2.546Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.