Repositório Digital

A- A A+

Modelo financeiro para desenvolvimento de negócios em energia renovável

.

Modelo financeiro para desenvolvimento de negócios em energia renovável

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelo financeiro para desenvolvimento de negócios em energia renovável
Outro título Financial model for business development in renewable energy
Autor Neves Júnior, Ronaldo Mário
Orientador Galli, Oscar Claudino
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Especialização em Culturas de Negócios na América do Sul e na Europa.
Assunto Avaliação de empresas
Energia limpa
Finanças
Investimento estrangeiro : Risco : Estrategia : Mercado
[en] Discounted cash flow
[en] Financial model
[en] Internal return rate
[en] Levelized cost of electricity
[en] Net present value
[en] Renewable energy
[en] Valuation
Resumo Este trabalho abordou acerca da construção de um modelo financeiro para desenvolvimento e avaliação dos negócios da empresa Areva Renewables. Por ser uma atividade analítica que envolve diversas variáveis e projeções, o desenvolvimento de negócios no ramo de energia requer ferramentas que auxiliem e balizem os executivos na hora da negociação e tomada de decisão. Neste sentido, por meio de uma pesquisa qualitativa, em que estiveram envolvidos os métodos de estudo de caso e análise documental, resolveu-se estudar os modelos já existentes, planejar as etapas de desenvolvimento e aplicar a literatura de finanças na montagem de uma ferramenta gerencial que pudesse ser adaptada às diversas realidades de negócios e tecnologias da empresa para a verificação da viabilidade financeira. Utilizando método do Fluxo de Caixa Descontado e calculando o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Custo Nivelado de Energia (Levelized Cost of Electricity) de cada negociação, o modelo conferiu, como principal resultado, mais rapidez e assertividade no direcionamento dos esforços negociais dos executivos da empresa.
Abstract This essay addresses the creation of a financial model for the business analysis and development plan of the energy company Areva Renewables. The energy business development is an analytical process comprising several variables and projections which require tools to support informed (or adequate) decision-taking. The development of a flexible financial tool based on the analysis of the company’s existing templates and current literature is described. The tool employs the Discounted Cash Flow (DCF) method to calculate Net Present Value (NPV), Internal Return Rate (IRR), and Levelized Cost of Electricity (LCOE) for each business assessment, driving the management’s efforts to a dynamic and focused decision-taking process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/60524
Arquivos Descrição Formato
000862234.pdf (1.951Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.