Repositório Digital

A- A A+

Análise do potencial econômico da padronização de uma barcaça para navegação interior

.

Análise do potencial econômico da padronização de uma barcaça para navegação interior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do potencial econômico da padronização de uma barcaça para navegação interior
Autor Basso, Eduardo Donadel
Orientador Iturrioz, Ignacio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Barge
[en] Customization
[en] Naval
[en] Standardization
Resumo A crescente demanda do mercado em soluções economicamente mais competitivas força todos os ramos da indústria a buscar alternativas para minimizar seus custos sem perder desempenho, seja em suas atividades internas ou no produto oportunamente ofertado ao mercado. Apesar de trabalhar com grandes cifras, a indústria naval também apresenta este comportamento. Uma alternativa interessante para auxiliar nesta busca por redução de custos é a padronização, através dela podemos diminuir os custos de várias formas, seja através da própria redução do custo de aquisição de itens, seja através da redução do tempo necessário para os procedimentos utilizados na construção de uma embarcação bem como tantos outros benefícios que podem vir das mais variadas etapas e setores envolvidos. O presente trabalho traz uma metodologia para identificar candidatos à padronização em uma embarcação e apresenta uma aplicação desta metodologia em uma barcaça para transporte em navegação interior.
Abstract The growing market demand for solutions economically more competitive forces all branches of industry to seek alternatives to minimize costs without losing performance, either in its internal activities or product offered to the market opportunely. Although working with large numbers, the naval industry also exhibits this behavior. An interesting alternative to aid in the search for cost reduction is the standardization, through it, it is possible to reduce costs in several ways, either by reducing the cost of items themselves, either by reducing the time required for the procedures used in the construction of a vessel as well as many other benefits that can come in many different stages and sectors involved. The present work brings a methodology to identify candidates for standardization on a vessel and presents an application of this methodology on a barge for transport on inland waterways.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/60583
Arquivos Descrição Formato
000860515.pdf (708.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.