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Avaliação da eficiência do sistema de transmissão utilizado em protótipos Baja SAE

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Avaliação da eficiência do sistema de transmissão utilizado em protótipos Baja SAE

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Título Avaliação da eficiência do sistema de transmissão utilizado em protótipos Baja SAE
Outro título Efficiency evaluation of the transmission system used in Baja SAE prototypes
Autor Bresolin, João Guilherme
Orientador Souza, André João de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Baja SAE
[en] CVT
[en] Efficiency
[en] Transmission
Resumo O propósito deste trabalho é avaliar a influência de parâmetros de regulagem da transmissão continuamente variável por correia de borracha utilizada em protótipos Baja SAE na eficiência do sistema de transmissão. Dados de torque de saída da transmissão, velocidade angular das polias primária e secundária e diâmetro adotado pela correia em ambas as polias foram adquiridos experimentalmente para os vários casos testados. Os resultados mostram que quanto mais nova for a correia maior tende a ser sua eficiência, com redução de até 75% do escorregamento em baixos torques e de 10 a 15% para altos torques e que a aplicação de aditivo antiderrapante causa um aumento da potência transmitida de até 145% em baixas rotações, apesar de mostrar pouco aumento em altas rotações e causar dificuldades na operação da transmissão. Foi avaliada também a influência da pressão exercida pelas polias contra a correia e da temperatura da correia. Apesar de estes últimos testes terem apresentados pouca variação, notou-se uma tendência ao aumento da eficiência com o aumento da pressão e com a redução da temperatura.
Abstract The purpose of this project is to evaluate the influence of the setup parameters of the rubber belt type continuously variable transmission used in Baja SAE vehicles on the transmission system efficiency. Torque data, angular speed of the primary and secondary pulleys and the diameter of the belt in both pulleys were all experimentally determined for each of the situations tested. Results show that the newer the belt the greater it’s efficiency tends to be, showing slippage reduction of up the 75% for low torques and 10 to 15% for high torques and that the application of an anti-slip additive causes an increase of up to 145% of the power transmitted for low engine rotations, though there’s little increase for high rotations and difficulties on the operation of the transmission were caused. The influences of the pressure exerted by the pulleys on the belt and of the temperature of the belt were also evaluated. Despite both tests having shown only small variations, a tendency was noted of the increase of efficiency with the increase of the pressure and the reduction of the belt temperature.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/60586
Arquivos Descrição Formato
000860244.pdf (1.730Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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