Repositório Digital

A- A A+

Cobranças de pênaltis : a influência de um treinamento sistemático no aumento do número de conversões das penalidades

.

Cobranças de pênaltis : a influência de um treinamento sistemático no aumento do número de conversões das penalidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cobranças de pênaltis : a influência de um treinamento sistemático no aumento do número de conversões das penalidades
Autor Lara, Luis Everton Mateus
Orientador Monteiro, Alberto de Oliveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol : Treinamento desportivo
Resumo Este estudo de caráter quantitativo teve como objetivo investigar a influência de um treinamento sistemático de cobranças de pênaltis no aumento do número de conversões da mesma. Esse trabalho foi realizado em duas instituições, uma privada de iniciação ao Futebol e uma pública, escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, ambas localizadas na cidade de Porto Alegre/RS. A literatura consultada está apoiada nos estudos de Álex Sans Torreles, César Frattarola Alcaraz, Suzy Fleury, Elio Carraveta, Edgard Morya, Ronald Ranvaud e Nelson Myamoto. A intenção do estudo é a de avaliar qual é a influência do treinamento sistemático e específico de pênaltis, no número de acertos (gols) na execução de penalidades máximas. Foram utilizados 19 meninos entre 10 e 13 anos divididos em três grupos (seis componentes em cada subgrupo), um de controle (não realizou o treinamento de cobranças de pênaltis), um experimental (realizou o treinamento de cobranças de pênaltis) e um terceiro escolar (atividades variadas de vôlei, basquete e futebol) que se encontra fora do contexto do treinamento sistemático (cobranças de pênaltis). O treinamento para o grupo experimental foi realizado durante um trimestre (12 sessões), sendo coletadas duas avaliações de todos os componentes do estudo: uma no início do trimestre e outra no fim do trimestre. Os resultados encontrados mostraram que apesar de uma melhora no percentual de eficácia das execuções de penalidades no grupo experimental e uma queda de desempenho do grupo controle, estatisticamente foi encontrada uma baixa relevância. A pesquisa concluiu que o treinamento sistemático de cobranças de penalidades não foi significativamente decisivo para melhorar a eficácia no momento das execuções. Sendo assim, sugere-se um estudo com maior tempo de pesquisa ou com maiores participantes na amostra.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/60648
Arquivos Descrição Formato
000825054.pdf (542.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.