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dc.contributor.advisorMenuzzi, Sérgio de Mourapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Vivian dapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60687pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, bem como obras que levam em consideração os estudos lingüísticos mais recentes. Após este estudo das obras, realizou-se comentários críticos a respeito de como cada gramático apresenta e observa o emprego do infinitivo flexionado e, posteriormente, fez-se uma aplicação de um questionário em alunos de 2º. e 3º. anos do Ensino Médio de uma instituição pública para verificar a opção de escolha na ocorrência do infinitivo flexionado entre os falantes de língua materna. O objetivo é refletir sobre a importância da aplicabilidade deste estudo no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectVerbopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleO infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862438pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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