Repositório Digital

A- A A+

Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos

.

Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos
Autor Rodrigues, Leandro Turelly
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Adverbio
Língua portuguesa
Resumo Este trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características “extrafrásicas”, ou seja, a possibilidade de os advérbios assim formados acrescentarem ao enunciado informações que não são diretamente veiculadas no conteúdo proposicional da frase. Consideramos que a informação veiculada por esse tipo de advérbio é importante para os alunos, à medida que lhes faculta uma competência de leitura superior à decodificação superficial do sentido depreendido apenas do conteúdo proposional. Nesse sentido, além de sistematizar o que gramáticos e linguistas dizem sobre o tema, analisamos em que medida os livros didáticos explicam essa função especial dos advérbios formados com o sufixo –mente. Perseguindo esse objetivo, iniciamos nosso trabalho a partir do estudo de algumas concepções teóricas a respeito dos advérbios, procurando encontrar nessas descrições gramaticais, explicações adequadas ao que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em especial, ao analisar a descrição do fenômeno sob a ótica de Evanildo Bechara, de Celso Cunha e Lindley Cintra, de Mário Perini, de Eneida Bomfim, de Maria Helena M. Neves, de Mário Vilela e de Ingedore Koch. Esperamos que a leitura deste trabalho seja útil e proveitosa para aqueles que buscam, através de uma análise mais aprofundada do funcionamento do sistema linguístico, ampliar seu conhecimento sobre as diferentes possibilidades de uso da linguagem, em particular acerca dos diferentes sentidos que os advérbios formados com o sufixo –mente podem manifestar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/60696
Arquivos Descrição Formato
000862146.pdf (154.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.