Repositório Digital

A- A A+

O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental

.

O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
Autor Corrêa, Renata Rodrigues
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Ensino fundamental
Figuras de linguagem
Língua portuguesa
[en] 8th grade teaching
[en] Classification
[en] Figures of speech
[en] National curricular parameters
Resumo Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Abstract This work aims at presenting how five 8th grade educational books from Junior High School show the figures of speech, how they are approached, and if the topic is being taught as it really should. In addition, it suggests a speech figures classification in order to be worked with students from the final year of Junior High School; and finally, presenting how the teaching of this topic in Portuguese Language classes is. This work has also counted on a research involving 8th grade teachers and the bibliographical analysis of Portuguese Language grammar in order to observe how some grammarians evaluate and divide the speech figures. Throughout the analysis done in this work, we can come to the conclusion that the educational books analyzed do not meet the standards concerning the figures of speech treatment. Thus the books diverge as far as figures of speech conception and classification. Besides, it was also noticed that Portuguese language teachers have been working with such topic according to what is proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/60703
Arquivos Descrição Formato
000862303.pdf (1.586Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.