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Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades

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Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades

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Título Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades
Autor Mondadori, Cristiane
Orientador Rebello, Lúcia Sá
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Ensino de línguas
Gramática
Língua portuguesa
Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e as modificações que uma língua sofre com o passar do tempo é muito relevante para o entendimento de alguns conteúdos que são ensinados já que os alunos podem ter uma ampla visão da língua e saber melhor por que algumas coisas são de uma forma ou de outra. Então, um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa foi feito e, posteriormente, foi analisado como o plural dos substantivos são abordados por autores de gramáticas e livros didáticos a fim de propor algumas atividades novas que possam auxiliar os professores quando precisarem apresentar tais conteúdos, destacando que o estudo da história da língua materna não deve ser abordado de maneira isolada, mas, sim, ligado ao ensino de todos os conteúdos da língua portuguesa.
Abstract This work aims at discussing how the plural of “nouns ended in –ão” is formed and the importance of teaching the Language History in Portuguese classes for the comprehension of this content. The origin, the history and the modifications that a language suffers while the time passes is very relevant for the understanding of some contents that are taught because our students can have an overview of the language and know better why some things are like this or that. So, a brief study about the origin of the Portuguese language was conducted and, then, it was analyzed how the plural of nouns is approached by grammar and didactic books authors in order to proposing some new activities that can help teachers when they need to present such contents, pointing out that the study of the mother tongue history must not be approached in an isolated way but connected to the teaching of all Portuguese contents.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/60705
Arquivos Descrição Formato
000861823.pdf (289.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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