Repositório Digital

A- A A+

O comportamento do mercado de capitais em um cenário de evolução/ redução da taxa de juros no Brasil de 2000 a 2010

.

O comportamento do mercado de capitais em um cenário de evolução/ redução da taxa de juros no Brasil de 2000 a 2010

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O comportamento do mercado de capitais em um cenário de evolução/ redução da taxa de juros no Brasil de 2000 a 2010
Autor Araski, Luciano Corrêa
Orientador Macêdo, Guilherme Ribeiro de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Especialização em Mercado de Capitais.
Assunto Investimento
Mercado de capitais
Taxa de juros
[en] Capital markets
[en] Investment
[en] Tax
Resumo Com o presente trabalho se pretende analisar o comportamento do mercado de capitais em cenários de evolução e redução de taxas de juros de 2000 a 2010. O objetivo é descrever como se comporta o mercado de capitais quando da alta ou baixa da taxa de juros da economia brasileira verificada neste período, fazendo um breve histórico do mercado de capitais mundial e nacional, e principais fatores que influenciam no preço das ações bem como a formação da taxa básica de juros, quem e quais os aspectos que determinam a sua variação. Definido como um estudo teórico, descritivo, o trabalho consistiu na revisão bibliográfica, pesquisa a fontes de dados primários e secundários, bem como a utilização do R – quadrado em uma regressão matemática dos retornos, analisando os resultados obtidos, se rejeitara ou aceitara a hipótese de que há uma relação entre a evolução e queda da taxa de juros e o aumento das aplicações no mercado de capitais. Também se observa uma evolução tecnológica junto à modernização significativa na BOVESPA, o que proporciona mais agilidade e segurança aos investidores.
Abstract The present work is intended to analyze the behavior of capital market scenarios of evolution and reduction of interest rates from 2000 to 2010. The aim is to describe how it behaves when the stock market's high or low interest rate of the Brazilian economy recorded during this period, making a brief history of capital markets globally and nationally, and key factors that influence the stock price and the formation of the basic interest rate, who and what aspects that determine its variation. Defined as a theoretical, descriptive, the work consisted in the literature review, research the sources of primary and secondary data as well as the use of R - square in a mathematical regression of returns, analyzing the results, if accepted or rejected the hypothesis that there is a relationship between evolution and fall of interest rates and increased investments in capital markets. Also seen a technological change with the major upgrades at BOVESPA, which provides more flexibility and certainty for investors.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/60745
Arquivos Descrição Formato
000862867.pdf (518.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.