Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-14T01:42:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60938pt_BR
dc.description.abstractEssa tese busca compreender as maneiras pelas quais estudantes do PROEJA se utilizam das Tecnologias da Informação e Comunicação no seu saber-fazer subsequente, uma vez que os egressos dessa modalidade educacional devem tornar-se cidadãos e profissionais produtivos numa sociedade cada vez mais complexa e tecnológica. Por meio do acompanhamento de grupos virtuais de aprendizagem interturmas do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Macaé, procura-se determinar até que ponto os estudantes assim formados conseguem utilizar, no cotidiano/vida profissional, o que foi experenciado como metodologia do ensino formal de Biologia. Como referencial foram utilizadas a pedagogia dialógica de Paulo Freire aplicada ao conceito de letramento no contexto de uma cibercultura e a proposta de Edgar Morin sobre os saberes indispensáveis para a compreensão e inserção no mundo. A metodologia usada é a de estudo de caso, proporcionado um acompanhamento rigoroso e aprofundado dos grupos escolhidos. Ao longo da pesquisa, observou-se que os estudantes em pauta, embora sejam imigrantes digitais e apresentem resistências ao uso de computadores, desenvolvem estratégias de apreensão da ferramenta, indicando a possibilidade de sua posterior utilização competente. Como possibilidades futuras a serem desenvolvidas a partir do estudo realizado, e apontando na direção a novas pesquisas a serem implementadas, pode-se pensar na disciplina escolar Informática como base para realização da integração da matriz curricular, assegurando dessa forma maior contato estudante-ferramenta, no sentido de assegurar seu letramento digital e, dessa forma, traçar caminhos para sua efetiva inserção digital.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis dissertations aims at understanding the ways by which students enrolled in the PROEJA program use Information and Communication Technologies in their posterior “knowing and doing”, since former students of this educational level should be productive professionals and citizens in an increasingly complex and technological society. By following virtual learning groups of learners at the Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia, Macaé campus, this study tried to determine how much those learners can use, in their everyday/professional life, what was experienced in the methodological approach used in the formal teaching of Biology. As theoretical references, this thesis is supported by the dialogical pedagogy of Paulo Freire, applied to literacy within cyberculture, and Edgar Morin’s proposal on the essential set of knowledge for understanding and insertion in the world. The methodology used in the research consisted of a case study, which provided a rigorous and close tracking of the groups selected for the investigation. The research found out that the aforementioned students, though digital immigrants presenting resistance to computer use, developed strategies to incorporate the tool, a fact that indicates the possibility of its future competent use. Results of the study suggest likely future developments, including formal teaching of Computer Basics as an integrative subject in the curriculum. This may assure greater student-tool contact, thus guaranteeing his/her digital literacy, and determine ways for an effective digital inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPROEJAen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectVirtual learning groupsen
dc.titleProeja : a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.identifier.nrb000863502pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples