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Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem

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Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem

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Título Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
Autor Mendes, Thiago Godolphim
Orientador Silva, Regio Pierre da
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design virtual
Jogos digitais
Teorias de aprendizagem
[en] Education
[en] Game design
[en] Game development
[en] Learning
[en] Videogame
Resumo Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais produtos da indústria criativa, os jogos têm a capacidade, não só de entreter, mas de educar e ensinar de uma forma envolvente e prazerosa. O principal desafio, no entanto, encontra-se na construção desses jogos. Os títulos produzidos pela indústria do entretenimento não tem a preocupação de proporcionar qualquer tipo de aprendizado, enquanto que aqueles voltados ao ensino carecem de um formato mais atraente e sedutor. Neste contexto, a presente pesquisa busca analisar esse paradigma, identificando as potencialidades e deficiências de ambos os perfis de games, e apontar diretrizes de projeto para o design e produção de jogos, que possam aliar o foco instrucional ao formato sedutor.
Abstract With interactive technologies dissemination, the growing of videogames production and consuming changed the way of interpersonal relationships and they acquisition of knowledge. Recognized as one of main products from creative industry, videogames have the power of educate and teach in an immersive and pleasurable way. The main challenge, however, resides in the construction of these games. The top titles produced by entertainment industry don’t care about any kind of learning. In other hand, learning videogames, lack an attractive a seductive shape. In this context, the current research seeks to analyze this paradigm, identifying the potentialities and deficiencies of both kinds of games, determining project guidelines for videogames design and production, allying the educational focus to the seductive format.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61009
Arquivos Descrição Formato
000860539.pdf (2.668Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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