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Análise de estabilidade de túneis escavados em meios rochosos : aplicação ao caso do colapso do túnel Estação Pinheiros

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Análise de estabilidade de túneis escavados em meios rochosos : aplicação ao caso do colapso do túnel Estação Pinheiros

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Título Análise de estabilidade de túneis escavados em meios rochosos : aplicação ao caso do colapso do túnel Estação Pinheiros
Autor Winiawer, José Eduardo Beltrão
Orientador Maghous, Samir
Co-orientador Masuero, Joao Ricardo
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Estruturas (Engenharia) : Colapso
Mecanica das rochas
Túneis
[en] Failure mechanisms
[en] Homogenization
[en] Tunnels
[en] Yield design
Resumo Uma maneira de analisar a estabilidade de túneis escavados em maciços rochosos fraturados é a baseada na teoria da análise limite utilizando um critério de resistência macroscópico desenvolvido a partir da teoria de homogeneização. Este trabalho primeiramente descreve o comportamento mecânico dos constituintes do maciço rochoso fraturado e os métodos usuais de análise. Posteriormente é descrita a teoria da análise limite e da homogeneização em análise limite, utilizando estas teorias é apresentado o critério de resistência macroscópico para maciços rochosos fraturados em estado plano de deformações desenvolvido por Fréard (2000) e desenvolvido um critério de resistência macroscópico para maciços rochosos fraturados para o caso tridimensional. A partir destes critérios aplicaram-se mecanismos de ruptura para se encontrar limites superiores da função de estabilidade. Assim permitindo a análise da previsibilidade do colapso do túnel estação Pinheiros do metrô de São Paulo o qual os resultados apresentavam a possibilidade de prever o colapso.
Abstract One way of analyze the stability of tunnels excavated at fractured rock masses is based on the theory of yield design using a macroscopic strength criterion developed from the theory of homogenization. This dissertation first describes the mechanical behavior of the fractured rock mass constituents and the usual methods of analysis. Later is described the yield design theory and the theory of homogenization applied to the yield design using these theories is presented macroscopic strength criterion for fractured rock masses in a state plan developed by Fréard (2000) and developed a macroscopic strength criterion for rock masses fractured to the three-dimensional case. Based on these criteria were applied failure mechanisms to meet the upper bounding of the stability function. So it’s possible to analyze the predictability of the collapse of the tunnel-station Pinheiros of the Sao Paulo subway which the results showed the possibility of predicting the collapse.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61064
Arquivos Descrição Formato
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