Repositório Digital

A- A A+

O rio se renova, permitindo que os erros do passado sejam corrigidos : Estado e sociedade nas iniciativas para a recuperação ambiental do Guaíba (1979-2004)

.

O rio se renova, permitindo que os erros do passado sejam corrigidos : Estado e sociedade nas iniciativas para a recuperação ambiental do Guaíba (1979-2004)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O rio se renova, permitindo que os erros do passado sejam corrigidos : Estado e sociedade nas iniciativas para a recuperação ambiental do Guaíba (1979-2004)
Autor Prestes, Antonio João Dias
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto Cidadania
Consciência social
Gestão de recursos naturais
Guaíba, Lago (RS)
História ambiental
História de Porto Alegre
Patrimônio natural
Política ambiental
Políticas públicas
Recuperação ambiental
Recursos hídricos
Saneamento básico
[en] Basic sanitation
[en] Environmental history
[en] Environmental recovery
[en] Lake Guaíba
[en] Public policies
[en] Social participation
[en] Water resources management
Resumo Esta dissertação tem como objetivo investigar em que medida os esforços para a recuperação ambiental do Lago Guaíba em Porto Alegre e na sua região metropolitana decorreram de uma participação mais intensa da população local na definição das prioridades para os investimentos públicos, e de que forma tem-se dado esta participação, identificando os agentes sociais envolvidos e seus limites de atuação. Não é possível abordar este problema sem considerar uma envoltória mais ampla, que inclua as relações da sociedade local com as praias do Guaíba e o aproveitamento paisagístico de sua orla urbana, dando conta de sua historicidade. O problema é estudado a partir de diferentes perspectivas, que estão interligadas. Em primeiro plano, são destacados os processos de exercício da cidadania e de formação de uma consciência social, no que se refere à mobilização popular para o atendimento de demandas básicas de qualidade de vida, como o saneamento básico, mas também o acesso a um meio ambiente não degradado. A consolidação destes processos, de uma forma mais efetiva, é fortemente associada à capacidade dos agentes sociais nele envolvidos de obter a intervenção do Estado, por meio da aplicação de políticas públicas especificamente voltadas ao atendimento destes objetivos.
Abstract This work aims to investigate the local society role in the efforts that had been performed towards the environmental recovery of the Lake Guaíba, in the city of Porto Alegre and its metropolitan area, addressing public investments prioritization processes, and identifying the social agents involved with the subject and their limits of actuation. Local society relations with lake’s urban shoreline and beaches, in a historical perspective are also addressed. The subject is studied from different perspectives, which are interconnected. In the first plane, the processes of citizenship exercise and social conscience formation, leading to people’s mobilization towards the extension of essential services, like basic sanitation, but also requesting environmental protection and recovery measures. The consolidation of these processes strongly depends on the involved social agent’s capability to obtain State’s intervention trough public policies specifically addressed to these objectives.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61185
Arquivos Descrição Formato
000863470.pdf (3.496Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.