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Elites universitárias e as políticas de pós-graduação no Brasil

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Elites universitárias e as políticas de pós-graduação no Brasil

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Título Elites universitárias e as políticas de pós-graduação no Brasil
Autor Larratea, Marcelo Gomes
Orientador Coradini, Odaci Luiz
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
Assunto Brasil
Elite intelectual
Ensino superior
Política educacional
Políticas públicas
Pós-Graduação
Universidades
[en] Decision making processes
[en] Graduate studies policy
[en] Higher education
[en] Leading groups
[fr] Enseignement supérieur
[fr] Groupes dirigeants
[fr] Politiques de master/doctorat
[fr] Processus de décision
Resumo O presente trabalho tem como foco geral as relações entre os segmentos atuantes e ligados à ciência e à universidade no Brasil e o campo da “política”, bem como as políticas públicas que daí advêm. Na compreensão destas relações estão interligados processos sociais mais amplos, como a constituição do trabalho científico como prática social e profissional legítima, dotada de um regramento mínimo, do reconhecimento mútuo e de algum grau de consenso entre os seus praticantes acerca dos valores e interesses que, ao mesmo tempo, conferem singularidade e diferenciação social ao grupo e referenciam as disputas internas. Também foi dada ênfase à criação e à consolidação de instituições de governo que desempenharam um papel ativo na estruturação da pós-graduação, tendo em vista que as mesmas expressam, dentro de lógicas burocráticas e administrativas, os arranjos e relações de força empreendidas pelos setores governamentais e a universidade. Neste sentido, tomamos o 4º Plano Nacional de Pós-graduação como uma expressão e referência fundamental dos valores hegemônicos que orientam as políticas e, simultaneamente, como plano de ação formalizado, que delimita o curso da ação governamental. Considerando que as políticas de apoio à ciência têm como um de seus princípios de formação e gestão a “participação” dos agentes ligados à universidade (ou seja, o próprio “público alvo” das políticas), a análise recai nas concepções e representações sociais do papel dos cientistas e pesquisadores nos processos decisórios, nos critérios e nas condições de acesso dos mesmos às arenas de influência e espaços de poder e de controle burocrático da universidade.
Abstract The main focus of this work is on the relations between segments active in and connected to science and Brazilian universities and the field of "politics", as well as the resulting government policy. Understanding these relations as broader interconnected social processes, such as the constitution of scientific work as a legitimate social and professional practice in possession of a minimum rule set, mutual recognition and a certain degree of consensus among those practicing it regarding its values and interests, which at the same time confers singularity and social differentiation to the group and serves as a reference for its internal disputes. Emphasis has also been given to the creation and consolidation of government institutions that have played an active role in structuring graduate studies, considering that these express, within bureaucratic and administrative logic, the arrangements and power relations undertaken by governmental sectors and the universities. In this sense, we understand the 4º Plano Nacional de Pós-graduação (4th National Post-Graduate Studies Plan) as an expression of and fundamental reference to the hegemonic values that guide the policies, and simultaneously as a formal plan of action delimiting governmental course of action. Considering that policies in support of science hold as one of their principles of education and management the “participation” of agents tied to the university (in other words, the “target”of the policies), the analysis falls back on social conceptions and representations regarding the role of scientists and researchers in decision making processes, criteria and their conditions of access to the arenas of influence and spaces of power and bureaucratic control of the university.
Résumé Ce travail prend pour thème général les relations entre, d’un côté, les segments actifs et liés à la science et à l’université au Brésil et, de l’autre, le champ de la « politique » ainsi que les politiques publiques qui en proviennent. Pour comprendre ces rapports, il faut mettre en relation des processus sociaux plus amples, comme la constitution du travail scientifique en tant que pratique sociale et professionnelle légitime, dotée d’un règlement minimum, de la reconnaissance mutuelle et d’un certain degré de consensus entre ses participants pour ce qui est des valeurs et intérêts qui confèrent à la fois une singularité et une différenciation sociale à ce groupe et servent de référence aux disputes internes. La création et la consolidation d’institutions gouvernementales ayant joué un rôle actif dans la structuration des masters/doctorats ont également été mises en relief du fait qu’elles expriment, dans des logiques bureaucratiques et administratives, les arrangements et les rapports de force mis en oeuvre par les secteurs gouvernementaux et l’université. En ce sens, nous avons pris le 4e Plano Nacional de Pós-graduação (Plan national de master/doctorat) comme une expression et une référence fondamentale des valeurs hégémoniques orientant les politiques et, en même temps, comme plan d’action formalisé, délimitant le cours de l’action gouvernementale. Sachant que l’un des principes de formation et de gestion des politiques de financement de la science est la « participation » des agents liés à l’université (soit, le « public cible » des politiques), l’analyse s’est concentrée sur les conceptions et représentations sociales du rôle des scientifiques et chercheurs dans les processus de décision, sur leurs critères et conditions d’accès dans les arènes d’influence et les espaces de pouvoir et de contrôle bureaucratique de l
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/61215
Arquivos Descrição Formato
000862282.pdf (1.081Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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