Repositório Digital

A- A A+

Estilos de liderança dos bibliotecários-chefes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de caso

.

Estilos de liderança dos bibliotecários-chefes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estilos de liderança dos bibliotecários-chefes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
Autor Torres, Carla Teresinha Flores
Orientador Bergue, Sandro Trescastro
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz.
Assunto Bibliotecários
Bibliotecas universitarias : Direcao
Gestão de pessoas
Liderança
[en] Leadership styles
[en] Librarians
[en] Persons’ management
[en] University libraries
Resumo As Bibliotecas Universitárias, dadas as grandes transformações pela quais vêm passando, demandam cada vez mais profissionais bibliotecários com perfil de gestor. O presente estudo visa identificar o estilo de liderança predominante dos bibliotecários-chefes do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, de acordo com a classificação de Rensis Likert. Foi adotada uma abordagem quali-quantitativa para a análise dos dados, os quais foram coletados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas junto aos bibliotecários-chefes do Sistema de Bibliotecas da UFRGS. As respostas do questionário correspondiam aos estilos de gestão autoritário-forte, autoritário-benévolo, participativo-consultivo e participativo grupal e abrangiam aspectos relacionados às seguintes dimensões: processos de liderança utilizados, natureza das forças motivacionais, natureza do processo de comunicação, natureza do processo de interação e influência, natureza do processo decisório, sistema de metas e diretrizes, natureza do processo de controle, metas de desempenho e treinamento e características do desempenho. As entrevistas foram conduzidas de forma a contemplar as dimensões avaliadas. As análises demonstraram que o estilo de liderança predominante entre os bibliotecários-chefes do SBU/UFRGS é o participativo-consultivo. Para que esses cheguem ao estilo ideal, o participativo grupal, eles devem buscar a ampliação da participação, a abertura ao diálogo, a maior qualificação, a aceitação das metas estabelecidas e o engajamento nas atividades por parte das equipem que lideram. Outro aspecto relevante é o papel da Universidade e de suas Unidades de Ensino na promoção de um melhor exercício da liderança por esses bibliotecários através do incentivo à capacitação e do aporte de mais recursos humanos e materiais.
Abstract The University Libraries, due to the big transformations they have been going through, are demanding more and more Librarians with a management profile. The present study aims to identify the predominant leadership style of the chieflibrarians on the UFRGS libraries system, according to Rensis Likert’s classification. A quali-quantitative approach was adopted to the data analysis, which were collected through questionnaires and semi-structured interviews with chief-librarians of the UFRGS libraries system. The questionnaire’s answers corresponded to the styles of management authoritarian, authoritarianbenevolent, participatory-consultative and group-participatory, and covered aspects related to the following dimensions: leadership process used, nature of the motivational forces, nature of the communication process, nature of the interaction and influence process, nature of the decisive process, goals and directives, nature of the control process, performance and training goals and performance characteristics. The interviews were conducted in a way that would contemplate the evaluated dimensions. The analyses showed that the predominant leadership style among the SBU/UFRGS chief-librarians is the participatory-consultative one. In order to reach the ideal style, groupparticipatory, they must search for the enlargement of participations, the opening of dialogue, the biggest qualification, the acceptance of the established goals and the engagement on the activities of the team they lead. Another relevant aspect is the University’s and its Unities of Teaching role on the promotion of a better leadership exercise to these librarians through capacitating incentive and the running of more human resources and materials.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61249
Arquivos Descrição Formato
000685772.pdf (733.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.