Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorMeine, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2012-11-22T01:41:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61262pt_BR
dc.description.abstractO presente memorial consiste em uma reflexão sobre os atos criativos de um conjunto de composições, acompanhado das respectivas partituras e de registros audiovisuais. A reflexão tem início com o estabelecimento do referencial teórico, prossegue com uma abordagem de cada uma das quatro composições e é encerrada por meio de algumas conclusões a respeito dos trabalhos realizados. O enfoque adotado para a investigação é o conceito de restrições, cuja definição como elemento norteador do ato composicional, no contexto deste memorial, é elaborada no capítulo inicial. Os capítulos seguintes investigam as composições individualmente, ressaltando, à luz do conceito-chave, fatores técnicos e estéticos presentes ao longo do ato criativo e elucidando retrospectivamente decisões composicionais cujo resultado são as partituras apresentadas. O capítulo conclusivo delineia breves generalizações a respeito do trabalho realizado como um todo, assim como aponta aspectos passíveis de considerações futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists in a reflection about the creative acts of a set of compositions, together with their respective scores and audiovisual recordings. The discussion begins with the establishment of the theoretical framework, proceeds with an approach of each of the four compositions and is closed by a few conclusions about the work carried out. The approach taken for the research is the concept of constraints, whose understanding and definition as a guiding element of the compositional act, in the context of this paper, is elaborated in the opening chapter. The following chapters discuss the compositions individually, noting, in light of the central concept, technical and aesthetic factors present during the creative act and retrospectively elucidating compositional decisions whose results are the presented scores. The concluding chapter outlines brief generalizations about the work as a whole as well as pointing aspects that may be subject to future considerations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtsen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectMusical compositionen
dc.titleRestrições e liberdade em composição musical : memorial de composiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000865127pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples