Repositório Digital

A- A A+

Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato

.

Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
Autor Pires, Thomas König
Orientador Carvalho, Any Raquel Souza de
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Carter, Elliott, 1908-
Estratégias de estudo
Interpretação musical
Performance musical
Praticas interpretativas : Musica
Violão
[en] Changes
[en] Guitar
[en] Learning strategies
[en] Musical performance
[en] Uneven rhythms
Resumo Esse trabalho apresenta um auto-relato da construção da performance da obra Changes (1983) para violão de Elliott Carter, com uma análise estrutural e sua relação com as dificuldades encontradas ao longo do processo de estudo. Foram utilizadas estratégias de estudo já conhecidas e novas foram criadas à medida do necessário. O trabalho oferece um plano para o estudo rítmico da peça, propondo exercícios direcionados para as dificuldades encontradas, as quais se relacionaram principalmente com as configurações de quiálteras de cinco e com as modulações métricas. A identificação de personagens musicais foi fundamental para a construção da interpretação de Changes. A sistematização do plano de estudo apresentado assim como as estratégias criadas poderão auxiliar a preparação dessa e outras obras.
Abstract This work presents a self-report concerning the construction of the performance of Changes (1983) for guitar, by Elliot Carter, with a structural analysis and its relationship towards the difficulties encountered during its preparation. Well-known learning strategies were applied and new ones were created when necessary. A plan for the study of the rhythmic complexities of the piece was elaborated with exercises that address the difficulties encountered, especially those pertaining to the quintuplets and metric modulation. The identification of musical characters was fundamental for the construction of the interpretation of the piece. The system organized as the study plan, as well as the learning strategies developed may help others in the preparation of this and other works.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61263
Arquivos Descrição Formato
000865132.pdf (8.232Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.