Repositório Digital

A- A A+

Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos : estudo de casos e controles

.

Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos : estudo de casos e controles

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos : estudo de casos e controles
Outro título Characterization of symbolic play in deaf children : case and control studies
Autor Quintas, Taiana d'Ávila
Curti, Luana Mota
Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
Chiari, Brasília Maria
Resumo Tema: crianças deficientes auditivas não adquirem linguagem no mesmo período e velocidade de uma criança normo-ouvinte, pois o aprendizado da linguagem oral é um evento essencialmente auditivo. O desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras e psicocognitivas, e a entrada no mundo simbólico é fator preponderante para que a criança possa atingir os níveis de maior complexidade no domínio da linguagem. Objetivo: relacionar o jogo simbólico e aspectos do desenvolvimento infantil em crianças deficientes auditivas com seus pares ouvintes. Método: 32 crianças, de ambos os sexos, de 2 a 6 anos de idade, pareadas por idade, foram submetidas à Avaliação da Maturidade Simbólica e ao Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, sendo 16 deficientes auditivas neurossensorial de grau moderado a profundo (grupo pesquisa - GP) e 16 normo-ouvintes (grupo controle - GC). Resultados: observou-se simbolismo na brincadeira de 81,25% do GP, enquanto que no GC isto ocorreu em 87,5%. No Teste de Denver II 100% do GP foi classificado como risco, e o GC apresentou 94% de crianças normais e 6% de risco (p < 0,001). Conclusão: observou-se desempenho semelhante nos dois grupos quanto ao jogo simbólico. Entretanto, numa análise qualitativa, o GP apresentou brincadeiras menos complexas que o GC. Observou-se que o GP apresentou desempenho no jogo simbólico compatível ao seu desempenho nos aspectos pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor grosseiro do Teste de Denver II.
Abstract Background: children with hearing loss do not acquire language at the same time nor at the same rate of normal hearing children because the learning process of oral language is essentially auditory. Child development consists in gradually acquiring motor and psychocognitive abilities. Entering the symbolic world is decisive for the child to reach higher levels of linguistic complexity. Aim: to correlate symbolic play and aspects of child development in deaf children and in hearing children. Method: participants of this study were 32 children, of both genders, with ages between 2 and 6 years, age matched. All participants were submitted to the Evaluation of Symbolic Maturation and to the Denver Developmental Screening Test II. Sixteen participants presented moderate to profound sensory-neural hearing loss and composed the research group (RG); the remaining 16 children had normal hearing and composed the control group (CG). Results: symbolism was observed in the play of 81.25% of RG and in 87.5% of CG. In the Denver Developmental Screening Test II, 100% of the RG was classified as being at risk. As for the CG, 94% of the children were classified as normal and the remaining 6% as being at risk (p<0.001). Conclusion: a similar performance was observed between the groups for symbolic play. However, in a qualitative analysis, the RG presented less complex symbolic play than the CG. It was observed that the RG presented a performance in the symbolic play compatible to its performance in aspects of personal-social, refined motor and gross motor control in the Denver Developmental Screening Test II.
Contido em Pró-fono : revista de atualização científica. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2009), p. 303-308.
Assunto Deficiente auditivo
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento infantil
Simbolismo (Psicologia)
[en] Child development
[en] Deafness
[en] Language development
[en] Symbolism
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/61357
Arquivos Descrição Formato
000731050.pdf (43.92Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000731050-02.pdf (35.49Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.