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A influência dos professores de educação física na percepção de competência de seus alunos em idade escolar

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A influência dos professores de educação física na percepção de competência de seus alunos em idade escolar

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Título A influência dos professores de educação física na percepção de competência de seus alunos em idade escolar
Autor Flores, Paola Arlaque
Orientador Palma, Miriam Stock
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Desenvolvimento infantil
[en] Perceived competence
[en] Physical education teachers
[en] Schoolers
Resumo A percepção de competência pode ser considerada como o julgamento expresso pelo indivíduo sobre suas habilidades, seja nos domínios cognitivo, social ou motor. A literatura tem apontado fatores importantes na formação da competência percebida das crianças: as experiências anteriores; as dificuldades ou desafios associados ao resultado da tarefa; a motivação intrínseca e o suporte e interação pessoal com outros que são significativos para a criança, geralmente pais e professores. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi investigar de que forma os professores de Educação Física influenciam a percepção de competência de seus alunos em idade escolar. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de cunho qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram um professor de Educação Física de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e oito de seus alunos, os quais tinham entre nove e dez anos de idade. Para a coleta das informações, foram realizadas quatro observações (direta e indireta) das aulas de Educação Física dessa turma. Após, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o professor de Educação Física, além de entrevistas individuais e coletiva com os alunos da turma. Para a análise das informações foi elaborado um sistema de categorias a priori, sendo elas: promoção do sucesso; estratégias de ensino; propostas educativas coerentes com as necessidades de cada aluno; participação efetiva do professor durante a aula e atenção do professor. Os resultados evidenciam que, embora o professor tenha demonstrado comportamentos adequados no que diz respeito à categoria participação efetiva do professor durante a aula, a maioria de suas atitudes, quando analisadas as outras categorias, não favoreceu a formação da percepção de competência positiva de seus alunos, sobretudo dos menos habilidosos.
Abstract The perception of competence can be regarded as the judgment expressed by the individual about their abilities, either social, motor or cognitive areas. The lecture has pointed out important factors in shaping the perceived competence of children’s: past experience, the difficulties or challenges associated with the outcome of the task; intrinsic motivation and support and personal interaction with others who are significant to the child, usually parents and teachers. Therefore, the objective of this study was to investigate how Physical Education (P.E.) teachers influence the perceived competence of their students in school. This research is characterized as a case study; a qualitative one. The subjects were a Physical Education teacher of a School (Municipal School in Porto Alegre) and eight of his students, who were between the ages of nine and ten. For the gathering of information four observations took place (direct and indirect) of Physical Ed. classes of those particular grades. Afterwards, a semi-structured interview was conducted with the Physical Ed. Teacher, besides the individual and group interviews conducted with the students in the class. For the analysis of information a system of a priori categories were elaborated, namely: promoting success, teaching strategies, educational proposals consistent with the needs of each student; the teacher's effective participation in class and the teacher’s attention. The results show that although the teacher has demonstrated appropriate behavior with regards to the effective participation category of the professor in class, most of his attitude when analyzed with the other categries, does not favor the formation of positive perception of competence of his students, especially the less skilled.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/61390
Arquivos Descrição Formato
000865373.pdf (323.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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