Repositório Digital

A- A A+

A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura

.

A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
Autor Motta, Fábio Tatsch
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Andragogia
Educação continuada
Educação de jovens e adultos
[en] Adult education
[en] Andragogy
[en] Physical education
[en] Self-directed education
Resumo O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula.
Abstract The study deals with andragogy as a method of teaching in physical education classes primarily in extracurricular environments. The objective is to deepen the knowledge on the theoretical foundations of the andragogical process in physical education classes. For this purpose, was performed a review of existing literature on andragogy and issues that concern the topic. For physical education, the andragogical model seems to be very useful when we consider the teacher as a facilitator of the learning process. The focus should be in the interests of the student for this build, along with the teacher, of the objectives of the lessons. Thus, the attempt should be that the student come out of a condition of dependence and to be able to self-direct their learning even outside of class time.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/61391
Arquivos Descrição Formato
000865374.pdf (288.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.