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Politicas publicas da habitação e do transporte : o caso da região metropolitana de Porto Alegre

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Politicas publicas da habitação e do transporte : o caso da região metropolitana de Porto Alegre

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Título Politicas publicas da habitação e do transporte : o caso da região metropolitana de Porto Alegre
Autor Almeida, Maria Soares de
Orientador Lengler, Osmar Jorge
Data 1989
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Política urbana
Porto Alegre (RS)
Transportes urbanos
Resumo Este trabalho analisa a questão habitacional e o transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Enfocou três aspectos desta problemática - a participação do Estado na produção da habitação popular e na produção do transporte coletivo regional através da análise das políticas públicas respectivas; o consumo destas mercadorias - a habitação e o transporte pela população de baixa renda; e especificamente o papel que desempenharam estas políticas ao nível da organização do espaço urbano metropolitano. Inicia-se com a formulação de um marco teórica referencial que aborda os conceitos de produção do espaço urbano e da renda da terra procurando desvendar a natureza da urbanização capitalista. A seguir, o papel e as formas de intervenção do Estado capitalista nesta produção. Através do reconhecimento da evolução das políticas públicas da habitação e do transporte no Brasil traça-se um perfil do desempenho e direcionamento que, ao longo do tempo, estas foram assumindo e sua participação na organização do espaço urbano. Ao mesmo tempo, procura-se o reconhecimento dos reais objetivos de sua formulação em cada período histórico considerado. Por fim, pelo estudo de caso, analisa-se a Região Metropolitana de Porto Alegre e a implementação das políticas da habitação e do transporte na década de 1970 e na primeira metade da década de 1980, concentrando-se a investigação no período de 1976 a 1986, avaliando-se a sua inserção no espaço territorial da metrópole e a efetiva apropriação porparte da população de baixa renda do produto destas políticas. A parte conclusiva procura evidenciar os resultados extraí dos da investigação empírica, estabelecendo-os sob o enfoque das formulações teóricas desenvolvidas no primeiro e segundo ca pítulos deste trabalho.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61572
Arquivos Descrição Formato
000001244.pdf (22.77Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000001244-02.pdf (5.013Mb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir

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