Repositório Digital

A- A A+

Viagens guardadas : arte da autobiografemática em educação

.

Viagens guardadas : arte da autobiografemática em educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Viagens guardadas : arte da autobiografemática em educação
Autor Frichmann, Betina
Orientador Corazza, Sandra Mara
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte
Autobiografia
Filosofia
[en] Art
[en] Barthes, Roland
[en] Biographematic
[en] Education
[en] Philosophy
Resumo Biografia, biografemática, autobiografemática. Um choque no encontro entre vidas minúsculas e pontos secretos revirados em gavetas fechadas. Uma escrita do eu sobre eu com dados coletados na não rotina de emoções, no espaço entre fronteiras, história e ficção. A Educação como um lugar de processos tem no método uma parte fundamental para desenvolver procedimentos. Neste estudo, o método não é definido à priori, ele se desenvolve na medida em que as operações se fazem e se fazem no processo. No procedimento, interessa-me colher para poder transformar. É um olhar de transformação que tenho em vista. Este livro-objeto-dissertação-produto é uma catedral de ações. Os objetos-imagens produzem este conjunto e não são necessariamente um produto constituído. O meu desejo é que este conjunto presenciasse a vida de onde se extraem afectos. Uma vida que escoa, que desprende a realidade, vida sem passado. Que desprende a realidade e ocupa espaços geográficos, espaços do pensamentosensação. Este texto propõe uma perspectiva da arte a partir da observação da vida e esta como criação. Procura por um tempo acronológico que desacomoda e pulsa o pensar.
Abstract Biography, biographematic, autobiographematic. A shock between tiny lives and secret dots inside messy drawers. A way of writing about the self with data collected in the non-routine of the emotions, in the territory between borders, history, and fiction. As a processual place, Education has in the method a basic tool to develop procedures. In this study, the method is not defined beforehand, it develops as the operations occur and are made during the process. What interests me in the procedure is to gather in order to be able to transform. What I have in mind is a transforming gaze. This book-object-dissertationp r o d u c t i s a c a t h e d r a l o f a c t i o n s . Objects-images produce this set, and are not necessarily a m a d e u p p r o d u c t . My wish is that this set witnesses the life from where the affections are drawn. A life that flows, that detaches reality, life without past. A life that occupies geographic s p a c e s , s p a c e s f o r t h o u g h t - s e n s a t i o n s . This text proposes a view of art based on the observation of life, and life as creation. It seeks a non-chronological time that unsettles thought, making it pulsate.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/61742
Arquivos Descrição Formato
000866056.pdf (72.92Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.