Repositório Digital

A- A A+

Construindo uma cultura de acolhimento à diversidade sexual : trajetórias e vivências dentro da casa do estudante universitário da UFRGS (1990-2010)

.

Construindo uma cultura de acolhimento à diversidade sexual : trajetórias e vivências dentro da casa do estudante universitário da UFRGS (1990-2010)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construindo uma cultura de acolhimento à diversidade sexual : trajetórias e vivências dentro da casa do estudante universitário da UFRGS (1990-2010)
Autor Martini, Maria Elisabete da Silva
Orientador Seffner, Fernando
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Acolhimento
Homossexualidade
Movimentos sociais
Resumo O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como principal objetivo compartilhar vivências de ex-moradores homossexuais da Casa do Estudante Universitário, vinculada à Secretaria de Assistência Estudantil SAE/UFRGS, e a análise dos que lutaram pela livre expressão sexual, com destaque para os moradores homossexuais, que terminaram por organizar um movimento social de luta, depois batizado de Nuances. A proposta deste estudo foi baseada em pesquisas pós-estruturalistas, as quais entendem os sujeitos como produtos de determinadas construções sociais, por considerar as relações de gênero como processos que configuram essas construções no interior do dispositivo da sexualidade. Optei por fazer coleta de histórias vividas por ex-moradores da CEU a partir de depoimentos orais e por correio eletrônico, permitindo, dessa maneira, um diálogo aberto e tranquilo. Neste trabalho, foram abordados acontecimentos que se tornaram marcos históricos e culturais no âmbito das Casas de Estudantes. A análise dos dados permitiu concluir que, a partir de uma consciência crítica, política e social, os moradores, como integrantes de um grupo específico – nesse caso, os homossexuais –, criam formas eficazes de luta e reivindicação, capazes de promover mudanças significativas em sua condição social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61755
Arquivos Descrição Formato
000866134.pdf (1.385Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.