Repositório Digital

A- A A+

Corpos e masculinidades ursinas nos quadrinhos gays (Ber the bear)

.

Corpos e masculinidades ursinas nos quadrinhos gays (Ber the bear)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corpos e masculinidades ursinas nos quadrinhos gays (Ber the bear)
Autor Bartholdy, Anelise Knevitz
Orientador Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Corpo
Estudos culturais
História em quadrinhos
Masculinidade
Pedagogia cultural
Sexualidade
Resumo Este trabalho discute construções de corpos e masculinidades a partir de histórias em quadrinhos homossexuais criadas no Brasil, mais especificamente, aquela que representa os ursos – homens gordos, peludos e gays – através da análise do único exemplar em papel da revista Ber the Bear. Para tanto, me aproximo do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, numa perspectiva pós-estruturalista. As histórias em quadrinhos, tomadas como pedagogia cultural, ensinam, produzem, representam, potencializam corpos, (re)produzindo normas sociais e valores estéticos. Também a sexualidade: é produzida e regida por verdades e valores morais e que tomada como dispositivo, dita aquilo que deve ser praticado, instituindo subjetividades e, portanto, modos individuais referentes aos prazeres e ao corpo. Os quadrinhos com homens gordos, peludos e gays – representados na revista pelo protagonista Ber – são, para muitas pessoas, considerados marginais, “sujos”, independentes, entre tantas outras adjetivações que se possa dar a algo considerado “diferente”. Diante disto, levanto algumas indagações, sem a pretensão de trazer „”a resposta”, “a verdade”: Como se circunscrevem corpo/os e masculinidade/es dos ursos, nessas histórias em quadrinhos? Que posições ocupam, esses corpos, na sociedade vigente, demarcada por certa norma corporal e comportamental homossexual, ditada pela hegemonia dos corpos sarados e depilados? Quais são as posições de sujeito que se viabilizam para os ursos nessas tirinhas? Busco examinar corpos e masculinidades, como possibilidades de encontro e de vida: como forma de resistência; como corpos que disputam e demarcam significados a partir daquilo que é dito como verdadeiro por saberes legitimados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61757
Arquivos Descrição Formato
000866094.pdf (2.976Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.