Repositório Digital

A- A A+

O feminino na literatura infantil

.

O feminino na literatura infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O feminino na literatura infantil
Autor Pariz, Leonir de
Orientador Felipe, Jane
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Educação infantil
Feminino
Gênero
Literatura infantil
Resumo Este trabalho tem o objetivo de observar como a construção do feminino se dá através da literatura infantil. Para isso, foi utilizada como metodologia uma pesquisa qualitativa, apoiada nos estudos de gênero, aliados à perspectiva pós-estruturalista. Para a realização desta pesquisa foram selecionados livros que circulavam entre os diferentes espaços como sala de aula e ludoteca de uma instituição de Educação Infantil na cidade de Porto Alegre, sendo elaboradas categorias conforme recorrência da figura feminina ao longo das histórias. Com este estudo, foi possível perceber a grande recorrência de algumas imagens como a mulher na figura de mãe, capaz de solucionar conflitos e também como cuidadora, responsável pelo bom funcionamento de seu lar, entre outras características. Desse modo, destaco a importância de um olhar atento a fim de problematizar a utilização dessas histórias nos espaços educativos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61758
Arquivos Descrição Formato
000866103.pdf (1.795Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.