Repositório Digital

A- A A+

Sexo forever : Corpo, sexualidade e gênero nos grafitos de banheiro em uma escola pública de Porto Alegre

.

Sexo forever : Corpo, sexualidade e gênero nos grafitos de banheiro em uma escola pública de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sexo forever : Corpo, sexualidade e gênero nos grafitos de banheiro em uma escola pública de Porto Alegre
Autor Sperling, Christiane
Orientador Louro, Guacira Lopes
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Corpo
Escola
Gênero
Sexualidade
[en] Bathroom graffiti
[en] Body
[en] Gender
[en] Public school
[en] Sexuality
Resumo O presente trabalho de pesquisa analisa e discute a representação do corpo no espaço escolar, mais especificamente nos banheiros escolares. Para esse fim foram examinadas as paredes dos banheiros de uma escola pública de segundo grau em Porto Alegre. Mediante fotografias tiradas pela pesquisadora durante a visita aos banheiros, as escritas e os desenhos nas paredes são analisadas sob a perspectiva dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, com um viés pós-estruturalista. Os principais pontos de análise são os conceitos de corpo, sexualidade e gênero. Inserindo as escritas e desenhos no contexto da cultura jovem e da história dos grafitos foi utilizado o método da análise cultural e da análise visual. A principal questão foi: como e em quais contextos se representam o corpo, a sexualidade e as relações de gênero nos banheiros de uma escola publica de segundo grau de Porto Alegre? A significância deste trabalho se manifesta no fato que a escola é um dos mais importantes locais para a construção de noções sobre corpo, sexualidade e relações de gênero. Os banheiros são um lugar relativamente livre, já que estão fora do controle de professores. Consequentemente, as paredes dos banheiros oferecem uma janela às representações de alguns pensamentos que provavelmente não apareceriam em outros espaços. Nas paredes pesquisadas surgem diversas temáticas, das quais se destaca a sexualidade. Tal temática faz parte de vários discursos diferentes, representando tanto a heterossexualidade, como também a homossexualidade e a transexualidade. Não se encontram contestações das sexualidades apresentadas. Existe uma forte ligação entre sexualidade e prazer, o que pode formar uma base útil para discussões em sala de aula.
Abstract This research work analyzes and discusses representations of the body in school bathrooms. For this purpose the bathroom walls of a public high school in Porto Alegre were examined. The graffiti were documented in photographs and analyzed in a post-structuralist perspective, within the area of Cultural Studies and Gender Studies. The main concepts used for the analysis are body, sexuality and gender. Placing the graffiti in the context of youth culture and history of graffiti this study uses the methodology of cultural and visual analysis. Its research question is: how and in which contexts body, sexuality and gender are represented in a public high school in Porto Alegre? The importance of this research work lies in the fact that school is among the most powerful organs where notions about body, sexuality and gender relations are constructed. Bathrooms seem to be a place of relative freedom as they are not under direct control of teachers. As a consequence, bathroom walls present impressions of some thoughts that probably cannot be found in other, more regulated spaces. On the walls studied in this work a variety of topics appear, sexuality being the most prominent among them. It is connected to of different discourses, representing heterosexuality as well as homosexuality and transexuality. There is no protest against any of these forms of sexuality. Also noteworthy is a strong connection between sexuality and pleasure, which could provide a useful basis for classroom- discussions.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61759
Arquivos Descrição Formato
000866107.pdf (605.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.