Repositório Digital

A- A A+

Relações entre família, escola e desempenho escolar, sob a perspectiva das relações de gênero

.

Relações entre família, escola e desempenho escolar, sob a perspectiva das relações de gênero

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relações entre família, escola e desempenho escolar, sob a perspectiva das relações de gênero
Autor Lima, Elzira Tischer de
Orientador Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Co-orientador Klein, Carin
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Família
Gênero
Rendimento escolar
Resumo Partindo do pressuposto de que nas instituições escolares os alunos/as são avaliados/as de formas semelhantes, verificam-se múltiplos fatores que influenciam na sua aprovação ou reprovação. As análises estão embasadas pelos estudos culturais e de gênero na perspectiva pós-estruturalista, e apontam um quadro bem diferenciado na avaliação dos/as alunos/as, principalmente em relação ao comportamento. O disciplinamento dos/das estudantes ainda se apresenta como uma das formas de utilização de retenção. O objetivo da pesquisa é ampliar os sentidos sobre o que se compreende por comportamento de alunos/as e como estes vão sendo articulados, positiva ou negativamente, ao desempenho escolar. Investigou-se como os/as docentes se referem ao envolvimento e à participação da família e como esses atributos são relacionados ao desempenho escolar dos/as estudantes. Com o propósito de ampliar tais discussões, buscou-se dar visibilidade aos critérios que são atribuídos como relevantes em um modelo de avaliação conteudista. O corpus da pesquisa foi realizado em uma escola de ensino médio da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre, por entender que esse espaço congrega uma multiplicidade de aspectos que envolvem a avaliação escolar. Constatou-se que são utilizados diversos critérios na avaliação dos/as alunos/as, sendo o comportamento um fator definidor de aprovação/reprovação. Pela ótica dos/as professores/as, o envolvimento da família se faz necessário no acompanhamento escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61761
Arquivos Descrição Formato
000866121.pdf (469.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.