Repositório Digital

A- A A+

Alguns sentidos sobre a gravidez e a maternidade de mulheres na adolescência

.

Alguns sentidos sobre a gravidez e a maternidade de mulheres na adolescência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alguns sentidos sobre a gravidez e a maternidade de mulheres na adolescência
Autor Vieira, Ivane
Orientador Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Co-orientador Klein, Carin
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Assunto Adolescência
Gravidez
Maternidade
Resumo Este é um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que busca analisar, sob a ótica dos estudos de gênero, as trajetórias afetivo-sexuais e reprodutivas de cinco jovens das classes populares de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre, com idade de 14 a 18 anos, que tiveram experiência de gravidez na juventude/adolescência. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compreender como essas garotas significam a gravidez e a maternidade, considerando aspectos percebidos por elas como mais relevantes na concretização ou adiamento do projeto-maternidade. As entrevistas ocorreram em janeiro de 2011, na Sociedade Espírita Allan Kardec, em Porto Alegre, onde as jovens são assistidas por médicos. Nessa instituição, as gestantes, que deverão estar no oitavo mês de gravidez, são atendidas todas as quintas-feiras através do programa Mercedes Ferrari. Mediante a apresentação de suas carteiras do SUS e de identidade, são submetidas a uma avaliação médica. Procura-se, então, avaliar tanto a gravidez em si quanto a frequência ao pré-natal no sistema de saúde pública. As análises realizadas permitem dizer que as representações de gênero atravessam e organizam os processos de socialização na família. Em tais processos, as jovens vão construindo sentidos para a gravidez e para a maternidade, principalmente, a partir de suas vivências relacionadas à figura materna, sendo enfatizada por elas a importância da maternidade para a construção de suas identidades sociais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61768
Arquivos Descrição Formato
000866187.pdf (174.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.