Repositório Digital

A- A A+

Negociadores e competências: quais características e qual papel lhes são atribuídos pelos servidores da UFSJ

.

Negociadores e competências: quais características e qual papel lhes são atribuídos pelos servidores da UFSJ

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Negociadores e competências: quais características e qual papel lhes são atribuídos pelos servidores da UFSJ
Autor Meireles, Tania Marilia Resende
Orientador Demarco, Diogo Joel
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão de pessoas
Gestão por competências
Negociação coletiva
Resumo Esse estudo objetiva identificar se os servidores da Universidade Federal de São João del-Rei conhecem o tema Negociação Coletiva. Busca investigar se já participaram de algum tipo de negociação, se a negociação atingiu o objetivo esperado, que competências consideram importantes a um negociador que possa vir a representá-los e as demandas que julgam que deveriam ser levadas a uma mesa de negociação. O método de pesquisa survey foi utilizado por possibilitar que todos os servidores pudessem participar do questionário de pesquisa, possibilitando ainda fazer uma análise quantitativa dos resultados. A pesquisa é de natureza quali-quanti, por analisar quantitativamente as opções dos respondentes do questionário e qualitativamente as questões em que os respondentes expressaram suas concepções sobre o assunto. O trabalho aborda o tema gestão por competências, pela perspectiva de alguns autores como: Ruas (2005), Fleury (2000) e Rabaglio (2001), gestão por competências no serviço público onde os principais autores citados são: Guimarães (2000), Dutra (2001) e Fisher (2001) e por último o tema negociação coletiva e as competências necessárias a um bom negociador, os principais autores citados para abordar esse tema, são: Misoczky (2009), Stoll (2007) e Ruas (2010). Percebe-se através do trabalho que o mapeamento de competências possibilita a identificação das competências que estão disponíveis bem como das que devem ser desenvolvidas em uma instituição, no caso, a Universidade Federal de São João del-Rei e que a participação dos servidores em negociações ainda é pequena.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61801
Arquivos Descrição Formato
000867026.pdf (362.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.