Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de desempenho : uma ferramenta para a institucionalização da negociação coletiva no INSS?

.

Avaliação de desempenho : uma ferramenta para a institucionalização da negociação coletiva no INSS?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de desempenho : uma ferramenta para a institucionalização da negociação coletiva no INSS?
Autor Inada, Fernando Kenji
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Avaliação de desempenho
Negociação coletiva
Serviço público
Resumo No setor público, os temas da Avaliação de Desempenho e Negociação Coletiva são práticas importantíssimas para a manutenção sadia das relações de trabalho com o intuito de oferecer serviços de qualidade à sociedade. A primeira encontra-se em fase de amadurecimento; já a segunda ainda caminha para se tornar realidade. O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo verificar se a avaliação de desempenho constitui uma ferramenta para a institucionalização da negociação coletiva no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. São retratadas as dificuldades, como a falta de regulamentação legal e a influência política da negociação coletiva no setor público, bem como suas otimistas perspectivas. A Avaliação de Desempenho, apesar de já ser uma realidade na Administração Pública, enfrenta problemas em sua operacionalização, muitas vezes se tornando ineficiente e não produzindo os efeitos que seriam esperados. Tratando mais especificamente do processo de avaliação de desempenho no INSS, vinculado ao pagamento de gratificação, este é analisado na teoria e também na prática, com a visão dos servidores. A estratégia de pesquisa adotada foi estudo de caso, com abordagem qualitativa e com foco exploratório. A pesquisa de campo junto a servidores do órgão apontou deficiências do método avaliativo, porém sem deixar de evidenciar seu potencial evolutivo. São sugeridas ainda, melhorias ao processo de avaliação de desempenho em si, a fim de melhor adequar seu funcionamento. Os resultados apresentados demonstram que a Avaliação de Desempenho pode ser melhorada e, com isso, ser utilizada como ferramenta de negociação coletiva, contribuindo para sua institucionalização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61814
Arquivos Descrição Formato
000866659.pdf (665.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.