Avaliação de desempenho e negociação : percepção de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pelotas
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Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho pretende apresentar a percepção de servidores técnico-administrativos sobre a implantação do Programa de Avaliação de Desempenho na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e explicativa sob a forma de estudo de caso. Os sujeitos selecionados atuam no âmbito da Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos, atendendo aos requisitos de serem servidores técnico-administrativos e ocupantes de cargos de chefia. Foram feitas ...
Este trabalho pretende apresentar a percepção de servidores técnico-administrativos sobre a implantação do Programa de Avaliação de Desempenho na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e explicativa sob a forma de estudo de caso. Os sujeitos selecionados atuam no âmbito da Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos, atendendo aos requisitos de serem servidores técnico-administrativos e ocupantes de cargos de chefia. Foram feitas sete entrevistas individuais e as respostas obtidas através de um roteiro semi-estruturado contendo quatro questões abertas. Os conteúdos foram analisados e categorizados para posterior confrontação com a teoria. Os resultados demonstraram que os servidores têm um entendimento diversificado sobre o tema avaliação de desempenho. Suas expectativas são reservadas quanto à implantação da avaliação de desempenho na UFPEL, imperando receio/resistência, necessidade de maior divulgação da avaliação e descrença quanto ao processo. A maioria concebe a viabilidade da negociação ao longo do processo de avaliação de desempenho. Como consequências positivas da implantação da avaliação de desempenho na UFPEL incluem o autoconhecimento do servidor, a possibilidade de integração das pessoas, ganhos para a instituição do ponto de vista gerencial e outros. Em relação aos aspectos negativos apontam a avaliação por avaliação, o descumprimento do que foi pactuado, o despreparo do ponto de vista técnico para proceder na avaliação, dentre outros. Embora a avaliação de desempenho tenha surgido nas instituições federais de ensino a partir da criação da carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11.091/05 e suas alterações), fruto de processos de negociação coletiva entre o sindicato nacional da categoria e a Mesa Permanente de Negociação do Governo Federal, na realidade da UFPEL ainda não se pode falar em Negociação Coletiva de Trabalho. No entanto, a avaliação de desempenho suscitará processos negociais entre avaliadores e avaliados, conforme prevê a norma do Programa de Avaliação de Desempenho da UFPEL. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)
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