Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrafta, Rômulo Celsopt_BR
dc.contributor.authorPinto, Antônio Francisco Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2012-12-11T01:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61830pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata dos desdobramentos na forma urbana de pequenas cidades causados por novos contornos viários, tendo como estudo de caso as cidades de São Francisco de Assis e Santiago, no oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia está baseada nas medidas de diferenciação espacial - da Acessibilidade e da Centralidade, além da Polaridade - através das quais é possível visualizar o dinamismo do traçado de uma cidade, e as possíveis alterações de sua forma. Através da elaboração de um modelo urbano, com o uso do software Medidas Urbanas, foram feitas as seguintes Análises Espaciais: 1) Efeitos intra-urbanos do contorno viário construído; 2) Efeitos do contorno viário, com a simulação de novas conectividades; 3) Efeitos do contorno viário, com a simulação de uma distância menor; 4) Efeitos do contorno viário construído em relação aos fluxos de passagem microrregional. Os resultados, através de gráficos comparativos e mapas dos pontos alterados, mostraram uma grande variabilidade, o que vem a reforçar a idéia de complexidade das cidades atuais. Contudo, o estudo apontou alguns padrões, tais como, o limite da influência intra-urbana do contorno (alterações geralmente periféricas), a importância da conectividade das vias de acesso (“Portais da Cidade”), a força da distância Cidade - Contorno e, por último, a importância dos fluxos extra-urbanos para a vitalidade ou estagnação da Cidade. Por fim, esta pesquisa evidenciou a eficácia das medidas de Acessibilidade, de Centralidade e de Polaridade no apoio do estudo dos impactos de novos contornos.pt_BR
dc.description.abstractThis research is about the changing aspects of the urban form in small towns, when affected by new by-passes roads. The study of case occurs in two cities in the west of Rio Grande do Sul State, in southern Brazil. The methode is based in the measurement of the spatial differences – Acessibility, Centrality and Polarity - with whose it is possible to notice the dynamic of a city structure, and the probablies changings in its form. The construction of an urban model, with the software Medidas Urbanas, guided to the following spatial analyses: 1) Effects of the by-pass as built; 2) Effects of the by-pass, with new connections simulation; 3) Effetcs of the by-pass, with a lower distance simulation; 4) Effects of the by-pass as built, in the microrregional travels. The results, using compared graphics and changing points maps, determined a great variation, wich expose the idea of the complexity in the nowadays cities. Neverthless, the research pointed some patterns out, like the limitation of the by-pass influence (pheripherical changings), the importance of the connection of access lines (“City Door”), the relevance of the distance city-bypass, and the importance of the extra-urban fluxes for the city development or weakness. Finnaly, this paper demonstrated the efficiency of the measurements of Accecibility, Centrality and Polarity to support the studying of the impact of new by-passes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCidades pequenas : São Francisco de Assis (RS)pt_BR
dc.subjectSmall townsen
dc.subjectBy-passen
dc.subjectCidades pequenas : Santiago (RS)pt_BR
dc.subjectSpatial analysisen
dc.subjectConfiguração espacialpt_BR
dc.subjectSistema viáriopt_BR
dc.titleA implantação de contornos rodoviários e as transformações da forma urbana de pequenas cidades : estudo de caso da rodovia RS-377 em São Francisco de Assis e Santiago, RSpt_BR
dc.title.alternativeBy-passes implantation and urban form changings in small towns: study of case in the highway rs-377 in São Francisco de Assis and Santiago, RS en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples