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Um estudo sobre a avaliação de desempenho dos servidores da carreira administrativa do Departamento de Polícia Federal

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Um estudo sobre a avaliação de desempenho dos servidores da carreira administrativa do Departamento de Polícia Federal

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Título Um estudo sobre a avaliação de desempenho dos servidores da carreira administrativa do Departamento de Polícia Federal
Autor Silva, Mirna Gouvea Dantas da
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Avaliação de desempenho
Gestão por competências
Serviço público
[en] Competence management
[en] Negotiation
[en] Performance evaluation
[en] Training
Resumo A avaliação de desempenho deve ser vista como um processo contínuo, objetivo e planejado que proporcione maior conhecimento da realidade da instituição. O trabalho tem como objetivo analisar os limites do atual modelo de avaliação de desempenho dos servidores administrativos adotado pelo Departamento de Polícia Federal, baseado na legislação vigente, nas normas que regem a matéria dentro do órgão e de informações coletadas através de pesquisa realizada com os servidores lotados no Estado de Pernambuco. Foi utilizado na pesquisa o método descritivo de natureza quantitativa através da aplicação de questionário à população escolhida. A partir da análise dos resultados obtidos foi possível identificar limitações referentes aos modelos utilizados, tais como: subjetividade, falta de comunicação entre os servidores e a chefia, ausência de feedback, utilização de critérios não diferenciados de acordo com o cargo, a não utilização dos resultados da avaliação como ferramenta para definição de ações de capacitação. A utilização dos resultados como um instrumento de negociação foi assinalado como possível pela maioria dos entrevistados. Ao final foram abordadas as medidas que estão sendo adotadas pela Polícia Federal objetivando a implantação de uma nova política de administração de pessoas, com base nas competências do servidor e da organização que concilie o interesse dos servidores com o fim a que se destina o Estado, que é o atendimento ao cidadão. A partir deste modelo de gestão baseado em competências deverá surgir um novo sistema de avaliação de desempenho cujos resultados possam ser mais bem utilizados como ferramenta de negociação.
Abstract Performance appraisal should be viewed as a continuous process, purpose and planned to provide better knowledge of the institution. The study aims to analyze the limits of the current model of performance assessment of administrative servers adopted by the Federal Police Department, based on current legislation, the rules governing the matter within the agency and information gathered through research conducted with servers crowded in the state of Pernambuco. It was used to search the descriptive and quantitative method by applying the questionnaire to the chosen population. From the analysis of results was possible to identify limitations relating to the models used, such as subjectivity, lack of communication between the servers and management, lack of feedback, use of criteria not differentiated according to rank, not using the results assessment as a tool for defining training activities. Using the findings as a negotiating instrument has been noted as possible by most respondents. At the end we have discussed the steps being taken by the Federal Police aimed at implementing a new policy for managing people, based on the competencies of the server and the organization that reconciles the interests of the servers in order to its intended state, that is serving the citizen. From this model-based management skills will emerge a new system of performance evaluation results can be better used as a negotiating tool.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61833
Arquivos Descrição Formato
000866977.pdf (1.915Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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