Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2012-12-13T01:35:31Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61847pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta algumas reflexões com as quais se pretende subsidiar discussões decorrentes da necessidade de implementar as Diretrizes Curriculares nos cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil. Tomando como referências autores e autoras que tematizam o currículo desde as perspectivas pós-críticas em Educação, o texto propõe mudanças de foco para desenvolver estas reflexões, quais sejam: das respostas paras as perguntas, da certeza para a dúvida, da prescrição para a problematização. Desde esse lugar, sugerimos que as diretrizes curriculares podem ter a finalidade de fornecer referências para a formulação de projetos políticopedagógicos que se articulem tanto às demandas políticas e sociais da sociedade mais ampla quanto às necessidades e interesses locais, sem colar-se ou subsumir-nos nelas.pt_BR
dc.description.abstractEl texto presenta algunas reflexiones con las cuales se pretende subsidiar las discusiones que decurren de la necesidad de implementar las Directrices Curriculares en los cursos de graduación en Enfermería en Brasil. Tomando como referencia a los autores, cuya temática es el currículo desde las perspectivas poscríticas en Educación, el texto propone unos cambios de foco para desarrollar estas reflexiones, que son: de las respuestas a las preguntas, de la seguridad hacia la duda, de la prescripción hacia la problematización. Desde este sitio sugerimos que las directrices puedan tener la finalidad de suministrar referencias para formular proyectos político-pedagógicos capaces de articular-se, tanto con las demandas políticas y sociales en su amplio sentido, como con las necesidades e intereses locales, sin mimetizarse o someterse a ellas.es
dc.description.abstractThis text presents some reflections which we intend to use as subsidies for discussions stemming from the need to implement the current Curricular Guidelines in undergraduate Nursing programs in Brazil. Having as a reference authors who write from a post-critic perspective in Education, the text proposes a change in focus to address these reflections, namely, answers to questions, from certainty to doubt, from prescription to problematization. Following this line, we suggest that curricular guidelines should aim at providing references for the creation of political-pedagogical projects which articulate both with the political and social demands of the broad-based society as to local needs and interests, without attaching to or submitting to them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 56, n. 4 (jul./ago. 2003), p. 335-339pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem : Diretrizes curricularespt_BR
dc.subjectDirectrices curriculares nacionaleses
dc.subjectReforma curricular : Enfermagempt_BR
dc.subjectCurrículos de enfermeríaes
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectNational curricular guidelinesen
dc.subjectNursing curriculaen
dc.subjectNursing educationen
dc.titleAcerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos : um início de reflexãopt_BR
dc.title.alternativeSobre las directrices curriculares y proyectos pedagógicos : un principio de reflexiónes
dc.title.alternativeAbout curricular guidelines and pedagogical projects : starting a reflectionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000392334pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples