Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.date.accessioned2012-12-13T01:35:33Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61854pt_BR
dc.description.abstractAbordo, aqui, teorizações e políticas contemporâneas de gênero focalizando tensões que permeiam essas teorizações. Retomo, brevemente, aspectos históricos que permitem compreender a introdução do conceito de gênero no campo dos Estudos Feministas e discuto desdobramentos teóricos e políticos decorrentes de sua utilização. Apresento alguns resultados de investigações que problematizam posições de sujeito mulher e, especialmente, de sujeito mãe, em discursos que atravessam políticas e programas atuais de educação e saúde. Finalizo sugerindo que estudos que articulam gênero, saúde e educação, nessa perspectiva, contribuem para compreender e delimitar redes de poder que se colocam em movimento com determinados conhecimentos, ênfases educativas, instrumentos de diagnóstico e modos de assistir e educar mulheres, homens e crianças, nesses campos, na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbordo teorizaciones y políticas contemporáneas de género para focar las tensiones entremezcladas en ellas. Retomo, con brevedad, aspectos históricos que permiten comprender la introducción del concepto de género en el campo de los Estudios Feministas y discuto los desdoblamientos teóricos y políticos que recurren de su uso. Presento algunos resultados de investigaciones que problematizan posiciones de sujeto mujer, y especialmente, de sujeto madre, en discursos que atraviesan políticas y programas actuales de educación y salud. Finalizo al sugerir que estudios que articulan género, salud y educación, en esa perspectiva, contribuyen para comprender y delimitar redes de poder que se ponen en movimiento con determinados conocimientos, énfasis educativos, instrumentos de diagnósticos y modos de asistir y educar a mujeres, hombres y niños en dichos campos, en la actualidad.es
dc.description.abstractThis text approaches contemporary gender theories and politics focusing on the tensions permeating these theories. It briefly revisits historical aspects to introduce an understanding of the to the concept of gender in the field of Feminist Studies, and discusses the theoretical and political developments associated with its use. It presents some results from investigations that make the positions of the subject of woman, and particularly the subject of mother, problematic in discourses running through current health and education policies and programs. It concludes by suggesting that studies relating gender, health and education from this perspective contribute to understanding and outlining power structures that come into play with certain educational emphases, knowledge, diagnostic instruments, and ways of assisting and educating women, men and children in these areas today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 1 (jan./fev. 2004), p. 13-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorías y políticas de géneroes
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPolíticas de educación y saludes
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGénero y enfermeríaes
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectGender theories and politicsen
dc.subjectHealth and education policiesen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectGender and nursingen
dc.titleTeorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuaispt_BR
dc.title.alternativeTeorías y políticas de género : fragmentos históricos y desafíos actualeses
dc.title.alternativeGender theory and politics : historical fragments and current challengesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000455330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples