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Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem

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Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem

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Título Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem
Outro título Application of concept map for the identification of nursing diagnosis
Outro título Aplicación del mapa conceptual para identificación de diagnósticos de enfermeria
Autor Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias
Schaurich, Diego
Marini, Maiko
Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Resumo Trata-se de relato de experiência cujo objetivo é o de relatar a aplicação do Mapa Conceitual como estratégia para desenvolver habilidades de pensamento crítico, na identificação dos diagnósticos de enfermagem prioritários numa situação clínica. Para tanto, apresenta-se o caso clínico fictício elaborado e o Mapa Conceitual construído com o auxílio do software CmapsTools. Concluiu-se que a utilização do Mapa Conceitual na identificação dos diagnósticos de enfermagem possibilitou o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico, devendo seu uso ser estimulado ao longo da formação acadêmica.
Resumen Trata-se del relato de experiencia cuyo objetivo es relatar la aplicación del Mapa Conceptual, como estrategia para desarrollar habilidades del pensamiento crítico, en la identificación de los diagnósticos de enfermería prioritarios en una situación de clínica. Para tanto, se presenta uno caso clínico ficticio y el Mapa Conceptual construido con auxilio del software CmapsTools. Se concluye que la utilización del Mapa Conceptual en la identificación de los diagnósticos de enfermería posibilita el desarrollo de habilidades del pensamiento crítico, debiendo ser estimulado su uso a lo largo de la formación académica.
Abstract This is an experience report, aiming at describing the application of the Concept Map as a strategy to develop critical thinking skills in the identification of priority nursing diagnoses in a clinical situation. An elaborated fictitious clinical case and the concept map, created by using the IHMC CmapTools computer program, are presented. It was concluded that the use of Concept Map to identify the nursing diagnoses led to the development of critical thinking skills; therefore, its use should be stimulated during the academic program.
Contido em Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 64, n.5 (set./out. 2011), p. 963-967
Assunto Diagnóstico de enfermagem
Educação em enfermagem
Mapa conceitual
[en] Education in nursing
[en] Nursing
[en] Nursing diagnosis
[es] Diagnóstico de enfermería
[es] Educación en enfermería
[es] Enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/61862
Arquivos Descrição Formato
000825862.pdf (2.608Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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