Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorHerold, Gabriel Joaquimpt_BR
dc.date.accessioned2012-12-13T01:35:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61864pt_BR
dc.description.abstractPreocupada com a forma como a iniciação ao tênis tem sido conduzida principalmente entre as crianças, a ITF lançou em 2007 uma proposta denominada Play and Stay, visando à promoção do jogo pelo mundo como fácil, divertido e saudável. O objetivo principal deste estudo é apresentar e analisar as características deste projeto, centrado na aprendizagem através da compreensão do jogo relacionado às práticas metodológicas da iniciação esportiva em crianças até 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para englobar os principais aspectos relacionados ao Play and Stay. Primeiramente o trabalho procura analisar as características da iniciação esportiva, do desenvolvimento maturacional de crianças e adolescentes assim como alguns processos metodológicos de ensinoaprendizagem. Posteriormente identificamos os principais elementos que constituem a campanha como os jogos adaptados e a preocupação com o frequente abandono de praticantes na iniciação ao tênis. Considerando os primeiros contatos com o esporte um período muito importante para a adaptação do aluno ao jogo, espera-se que este estudo forneça boas informações para professores e treinadores sobre como introduzir crianças e jovens da melhor maneira possível no tênis de campo.pt_BR
dc.description.abstractConcerned with how the initiation of tennis has been conducted especially among children, the ITF in 2007 launched a campaign called Play and Stay, aiming to promote the game worldwide as easy, fun and healthy. The main objective of this study is to present and analyze the characteristics of this project, focused on learning through the understanding of the game related to the methodological practices of sports initiation in children until 10 years of age. For this, we carried out a literature review to group the main aspects related to Play and Stay. First the study tries to analyze the characteristics of sports initiation, of maturational development of children and adolescents as well as some methodological processes of teaching and learning. Later we identified the main components of the campaign as games adapted and the concern with the frequent abandonment of practicing in the introduction to tennis. Considering the first contacts with the sport a very important period for the adjustment of learners to the game, it is expected that this study supplies good information for teachers and trainers on how to introduce the tennis in the best possible way to children and youth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTênis (Esporte)pt_BR
dc.subjectPlay and stayen
dc.subjectTennis for kidsen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSports initiationen
dc.titleO método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000865368pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples