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A extensão do ensino à distância, inserido como política pública no município de São Sepé, através do Pólo de Educação Superior Sepé Tiaraju

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A extensão do ensino à distância, inserido como política pública no município de São Sepé, através do Pólo de Educação Superior Sepé Tiaraju

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Título A extensão do ensino à distância, inserido como política pública no município de São Sepé, através do Pólo de Educação Superior Sepé Tiaraju
Autor Scherer, João Roberto Block
Orientador Klering, Luis Roque
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Ensino à distância
Gestão municipal
Políticas públicas
[en] Distance education
[en] Pólo Sepé Tiaraju
[en] Public policy
Resumo O estudo enfoca o tema do Ensino a Distância (EAD), analisando o caso do Pólo de Educação Superior Sepé Tiaraju, de São Sepé-RS. Tem por objetivo verificar se o pólo, que funciona como extensão de cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) está cumprindo os objetivos enquanto política pública no município de São Sepé. No referencial teórico foi abordado o tema EaD, desde seus conceitos, histórico, políticas relacionadas a EaD, vantagens e desvantagens deste novo modelo de ensino aprendizagem, componentes de um sistema EaD, métodos de aprendizagem, modelos pedagógicos, UAB, Pólo Sepé Tiaraju e avaliação de políticas públicas, entre outros. A pesquisa teve natureza quali-quantitativa, tendo recorrido a documentos pertinentes à criação do Pólo Sepé Tiaraju e do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB no município de São Sepé-RS, bem como à aplicação de questionários a 60 alunos concluintes do ensino médio (presencial) no Colégio Estadual São Sepé, bem como a 45 alunos das graduações e 12 alunos das especializações do Pólo; além de entrevistas realizadas com 06 tutores presenciais e com a coordenação do Pólo. Os questionários aplicados e as entrevistas realizadas enfocaram diversos itens relacionados ao EaD no Pólo Sepé Tiaraju, tais como: opiniões sobre o método do ensino-aprendizagem EaD; vantagens e desvantagens; política pública do EaD; recursos tecnológicos; infra-estrutura; instalações; avaliação de tutores, professores e do curso; aspectos positivos; sugestões de melhorias; entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o Ensino a Distância está cumprindo os objetivos enquanto política pública no município de São Sepé via seu Pólo de Educação Superior Sepé Tiaraju, que há necessidade de oferta de novos cursos que atendam aos interesses dos alunos concluintes do ensino médio, e que siga progredindo e oferecendo para a comunidade um ensino público gratuito e de excelente qualidade ministrado por renomadas universidades federais.
Abstract This study focuses on the topic of distance education (EAD), analyzing the case of Upper Education Pólo Sepé Tiaraju, São Sepé-RS. It aims to ascertain whether the Pólo, which works as an extension to courses offered by the Open University of Brazil (UAB) is serving as a public policy objectives in the municipality of São Sepé. The theoretical reference was approached the topic from their concepts, ODL history, policies related to EaD, advantages and disadvantages of this new model of teaching learning, Odl system components, learning methods, pedagogical models, UAB, Polo Sepé Tiaraju and evaluation of public policies, and so stuff. The search took nature quali-quantitative, having resorted to relevant documents the creation of Sepé Tiaraju system Pólo and Brazil's Open University – UAB in São Sepé-RS, as well as the application of questionnaires to 60 students graduating from high school in proctored São Sepé State College, as well as the 45 students of the graduations and student of Pólo 12 specializations; addition of interviews conducted with face-to-face and with tutors 06 coordination of Pólo. The applied questionnaires and interviews various items related to EaD focused Pólo Sepé Tiaraju, such as: opinions about the method of teaching-learning Odl; advantages and disadvantages; EaD public policy; technological resources; infrastructure; facilities; evaluation of tutors, teachers, and of course; positive aspects; suggestions for improvements; and so stuff. The research results indicate that distance education is fulfilling the goals while public policy in São Sepé via your higher education Pólo Sepé Tiaraju, which needs to offer new courses which meet the interests of students graduating from high school, and who follow progressing and offering to the community a free public education and excellent quality taught by renowned Federal Universities.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61959
Arquivos Descrição Formato
000867926.pdf (1.144Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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