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dc.contributor.advisorFreitas, Henrique Mello Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorTesta, Maurício Gregianinpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:53:33Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6195pt_BR
dc.description.abstractAs organizações têm investido recursos significativos no desenvolvimento de cursos baseados em ambientes virtuais de aprendizagem na Internet. Esta modalidade de educação a distância apresenta vantagens significativas, derivadas principalmente da grande flexibilidade de tempo, local e recursos que a caracteriza. É preciso considerar, entretanto, que a esperança de uma utilização ampla dos cursos na Internet depende de diversos fatores que influenciam a efetividade destes cursos, como o modelo de aprendizagem, a tecnologia, o conteúdo, os professores e o nível de interação. Mas a preocupação desta pesquisa está no comportamento do estudante e no seu impacto. Mais particularmente, ela tem por objetivo identificar a influência das diferenças individuais dos estudantes em relação às preferências por contato social e à auto-regulação dos recursos da aprendizagem na efetividade dos cursos desenvolvidos em ambientes virtuais de aprendizagem na Internet. Para isso, realizou-se um estudo de caso no Curso de Capacitação de Técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das escolas da Região Sul do Brasil. Foram utilizadas seis fontes de coleta de dados: levantamento estruturado (Pesquisa Survey), observação direta, análise de registros e documentos, entrevistas abertas e entrevistas semi-estruturadas. A Pesquisa Survey foi, contudo, o meio de coleta de dados mais relevante. Para realizá-la, adaptou-se e validou-se ao contexto da pesquisa algumas escalas ligadas à auto-regulação dos recursos de aprendizagem (gestão do tempo, do ambiente, do esforço, do ambiente social e prorrogação da gratificação acadêmica) e às preferências por contato social (motivação ao contato social e preferência por solitude). No processo de validação, realizou-se um estudo piloto aplicando o questionário preliminar em 292 estudantes de graduação de universidades de Porto Alegre (em cursos presenciais). Na coleta definitiva dos dados no Curso de Capacitação de Técnicos do NTE, foram realizadas 28 entrevistas semi-estruturadas e aplicou-se o questionário com 104 estudantes do curso. A análise dos dados permitiu verificar a influência dos fatores anteriormente citados de auto-regulação e contato social na percepção (1) dos resultados, (2) da qualidade e (3) da satisfação com o curso, (4) na percepção de efetividade dos cursos na Internet em comparação com os cursos presenciais e (5) na percepção das vantagens e desvantagens dos cursos na Internet. Os resultados mostram que os estudantes que conseguiram auto-regular melhor o ambiente social, o tempo, o esforço e o ambiente de estudo, além de apresentarem uma maior necessidade de apoio emocional, perceberam uma maior efetividade e qualidade no Curso de Capacitação de Técnicos do NTE, além de ficarem mais satisfeitos. Também se verificou que os estudantes que acreditam que em muitos aspectos os cursos na Internet podem ser mais efetivos do que os cursos presenciais, apresentam igualmente uma maior auto-regulação do tempo, do esforço, do ambiente social, além de uma maior tendência de prorrogação da gratificação acadêmica, uma necessidade relativamente grande de atenção e intermediária de estímulo positivo. Os resultados encontrados mostraram ainda que os estudantes que identificaram mais vantagens nos cursos via Internet foram também mais capazes na gestão do ambiente social, do tempo, do esforço, além de apresentarem uma maior tendência à prorrogação da gratificação acadêmica e uma relativamente alta necessidade de apoio emocional e estímulo positivo. Por fim, se identificou grupos de estudantes com perfis similares de preferência por contato social e de auto-regulação dos recursos de aprendizagem e a influência destes perfis na efetividade dos cursos desenvolvidos na Internet.pt_BR
dc.description.abstractOrganizations are investing significant resources promoting courses developed in Web-based virtual learning environments. However, its success depends on the factors that influence the effectiveness of these courses (e. g. learning model, technology, content, interaction and instructors). This research is focused on the impact of student behavior on Internet courses. Essentially, its objective is to identify the influence of student individual differences, in relation to their preferences for social contact and to their self-regulated learning strategies, on the effectiveness of courses developed in Web-based virtual learning environments. A case study research was conducted in the Curso de Capacitação de Técnicos dos NTE (a qualification course directed to technicians of Educational Technology Centers working at Brazilian Southern Region schools). Six data sources had been used: Survey research, direct observation, documental analysis, open and focused interviews, and analysis of registers. The Survey research was, however, the most important data source. Scales of self-regulated learning strategies (time management, effort regulation, physical and social environment management, and academic delay of gratification) and of preferences for social contact (affiliation motivation and preference for solitude) were translated and validated to this research context. In this process, 292 undergraduate students from Porto Alegre universities answered the instrument in a pilot study. In the definitive data collection, at the Curso de Capacitação de Técnicos dos NTE, 28 focused interviews were conducted and the questionnaire was applied to 104 students. Data analysis indicated the influence of the self-regulated learning and social contact constructs on the students’ perceptions of (1) the effectiveness, (2) quality and (3) satisfaction with the course, as well as their perception of (4) the Internet courses’ effectiveness in comparison to their traditional counterparts and (5) of the advantages and disadvantages of Internet courses. The results show that the students who managed to better regulate their social and physical environment, time and effort, besides presenting a high necessity of emotional support, had perceived greater effectiveness, quality and satisfaction throughout the Curso de Capacitação de Técnicos dos NTE. The following was also found: students who believe that the Web-based courses can be more effective than traditional ones managed better their time, effort and social environment. They also demonstrated a large academic delay of gratification, greate need of emotional support and positive stimulation. Finally, groups of students with similar profiles regarding social contact and self-regulation of learning resources were identified. The influence of these profiles on the effectiveness of the Internet courses was establisheden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleA influência das preferências por contato social e da auto-regulação dos recursos de aprendizagem do estudante na efetividade dos cursos desenvolvidos na Internetpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000526766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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