Repositório Digital

A- A A+

O plano plurianual no município de São Leopoldo : análise do PPA 2010-2013

.

O plano plurianual no município de São Leopoldo : análise do PPA 2010-2013

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O plano plurianual no município de São Leopoldo : análise do PPA 2010-2013
Autor Zanon, Elisana Maria
Orientador Klering, Luis Roque
Co-orientador Pinto, Emerson de Lima
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão pública
Orçamento público
Plano plurianual
Resumo O trabalho trata do Plano Plurianual no Município de São Leopoldo dos anos de 2010-2013. Inicialmente, são apresentados os fundamentos do Plano Plurianual, onde são feitas considerações acerca da atividade financeira do estado e do Sistema Orçamentário Brasileiro. Após breve histórico do Plano Plurianual no Brasil, compilou-se a conceituação doutrinária dessa importante peça orçamentária e destacaram-se os princípios do Plano Plurianual. Os elementos principais da peça orçamentária quadrienal foram analisados individualmente, onde foram abordados conceitos como diretrizes, objetivos e metas, além de ter sido estudado o que é programa, ação e indicador de desempenho. Na segunda parte do trabalho, foi realizado o estudo de caso do Plano Plurianual do Município de São Leopoldo de 2010-2013, onde foi apresentada a estrutura orgânica do ente municipal e as bases do plano elaborado, conforme dados obtidos em entrevistas e documentos. Após, foram analisadas as estimativas de receita para o quadriênio em cada órgão responsável pela arrecadação de recursos, onde se destacou as receitas mais significativas para o município. Entendida a forma como participam as fontes de recursos, passou-se para o estudo das metas e prioridades do PPA 2010-2013, classificando os 72 programas em finalísticos e de apoio administrativo. Foram abordados os programas finalísticos com maior aporte de recursos, destacando seus objetivos, indicadores de desempenho e respectivas metas. Por fim, foram apontados os principais problemas encontrados na análise da referida peça orçamentária, buscando indicar possíveis soluções, como a criação de um setor específico para o planejamento e a criação de gerentes de programa com conhecimento técnico para a elaboração das peças orçamentárias, seu controle e execução para que o planejamento orçamentário reflita um verdadeiro instrumento de gestão pública.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61964
Arquivos Descrição Formato
000867935.pdf (1.132Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.