Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Lourenço do Sul

.

Desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Lourenço do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Lourenço do Sul
Autor Pescke, Jonas Rafael
Orientador Gerhardt, Tatiana Engel
Co-orientador Wedig, Josiane Carine
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Alimentação escolar
Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
São Lourenço do Sul (RS)
[en] Famil
[en] National school feeding program
[en] San Lorenzo South
Resumo Esse trabalho é um estudo acerca do desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Lourenço do Sul (RS), um dos municípios que implantou o programa a partir de 2006. O referido programa constitui-se em uma política para alimentação dos alunos do sistema público de ensino e a aquisição dos alimentos é feito junto a famílias de agricultores familiares locais. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a abrangência do PNAE, como foi implantado e como tem se desenvolvido em São Lourenço do Sul. Os dados obtidos para a realização do trabalho foram constituídos através de uma entrevista pré – definida com os diferentes atores sociais envolvidos como a nutricionista, merendeiras, e agricultores familiares além da utilização de trabalhos realizados durante o curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. O que colaborou decisivamente para a escolha deste tema foi o fator de ser morador do meio rural do município de São Lourenço do Sul, filho de agricultores e ter acompanhado as mudanças do Programa Nacional de Alimentação durante a vida de estudante, e de entender como o PNAE faz a interação entre agricultura familiar, atores sociais, e os setores da educação em busca do desenvolvimento.
Abstract This work is a study of the development of the National School Feeding Program in São Lourenço do Sul (RS), one of the municipalities which implemented the program since 2006. The program is in a political power to the students of the public school system and the acquisition of food is made with a local family farmers. The main objective of the research was to analyze the scope of PNAE, as was implemented and how it has developed in South St. Lawrence The data obtained for carrying out the work were made through an interview pre - set to the different social actors involved as nutritionist, cooks, and farmers beyond the use of the work during the course of Planning and Management for Rural Development. What contributed decisively to the choice of this theme was the factor to be resident in rural areas of São Lourenço do Sul, the son of farmers and have followed the changes of the National Food for student life, and understand how PNAE makes the interaction between family farming, social actors, and sectors of education in pursuit of development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/62011
Arquivos Descrição Formato
000821027.pdf (448.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.